Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 05 de Julho de 2022 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
07/10/2019  

Pesquisa do CCA investe em composto que combate doença da uva

Agência UEL

Professor Sérgio Ruffo Roberto, do Departamento de Agronomia, e Youssef Khamis, do Agricultural Research Center, Plant Pathology Research Institute - Cairo (Egito)

Composto para desenvolver produto comercial não tóxico e sem resíduo, que visa o combate de doenças da pós-colheita de uva e de outras frutas. Esse é o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O professor Sérgio Ruffo Roberto, do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), está à frente do projeto.

O professor explica que o composto consiste em nanopartículas (partes microscópicas) à base de sílica (substância encontrada em minerais, areia e silicatos) e quitosana (presente no exoesqueleto de crustáceos). Esse material é a essência para um produto que vai combater o mofo cinzento, doença que atinge frutas depois de colhidas (pós-colheita). O mofo é causado pelo fungo botrytis cinérea.

Sérgio Ruffo afirma que a doença causa prejuízos a produtores e, também, ao processo de exportação de frutas no Brasil. Ele estima, por exemplo, em 17 dias, o período entre carregar um navio e a carga chegar à Europa. "Essa doença fúngica [causada pelo botrytis cinérea] desenvolve-se nas frutas, mesmo a 1ºC em câmaras refrigeradas". 

Professor visitante - O trabalho para desenvolver o composto envolve outros pesquisadores, como Youssef Khamis, do Agricultural Research Center, Plant Pathology Research Institute, do Cairo (Egito). Ele está na UEL, na condição de professor visitante do exterior. Também integram a pesquisa o professor Admilton Oliveira, do Departamento de Microbiologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB); e o professor César Augusto Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas (CCE).

O professor e pesquisador Youssef Khamis está associado ao projeto de pesquisa Mode of action of salt solutions to control botrytis cinerea in table grapes for domestic and export markets, coordenado pelo professor Sérgio Ruffo, com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Khamis também ministra a disciplina Tópicos Especiais em Agronomia - Doenças Pós-colheita (Uvas e Citrus), do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

Youssef explica que o composto para combater a doença fúngica teve de cumprir alguns protocolos como a publicação do resultado em revista científica. O trabalho, assinado por ele e pelos professores da UEL, está na edição 141 (agosto de 2019) do International Journal of Biological Macromolecules. A publicação é editada pela Elsevier, empresa de Amsterdã (Holanda), fundada em 1880.

Ele explica que a patente do composto já foi requerida com depósito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para isso, é necessário realizar uma busca e verificar se não existe patente a partir desse composto. "Realizamos testes com a sílica e a quitosana separadas e, depois, combinadas. A ligação química das duas substâncias tem grande eficiência", afirma o professor visitante. "Esse composto não é tóxico, nem deixa resíduo no meio ambiente como os fungicidas e pesticidas normalmente usados".

Sérgio Ruffo afirma que o desenvolvimento do produto em escala comercial depende de parcerias com empresas e que envolve outros setores da universidade, como a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel). "As cooperações internacionais são muito valiosas e todo mundo sai ganhando".

Desenvolvido originalmente para combater o mofo cinzento da uva, o composto - cuja forma final é um pó - pode ser usado em outras 200 variedades como morango e frutas cítricas. "A aplicabilidade do produto é grande", comenta o professor Sérgio Ruffo.


rodapé da notícia

  13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br