Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

04/10/2019

Biólogo formado pela UEL começou trajetória acadêmica na Iniciação Científica

Ex-aluno da UEL, Maurício Mantoani, atualmente pós-doutorando na University College Dublin (UDC) (Irlanda)

O biólogo e pesquisador Maurício Mantoani, atualmente pós-doutorando na University College Dublin (UDC), na Irlanda, esteve no Campus Universitário nesta sexta-feira (4) para ministrar palestra aos estudantes do curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e também visitou os professores que fizeram parte da sua formação acadêmica.

A trajetória do pesquisador chama atenção porque teve início na UEL, quando ele ainda era adolescente, aos 15 anos de idade. O primeiro contato com o mundo acadêmico foi por meio da Iniciação Científica Júnior, destinado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas. Em seguida, o jovem cursou graduação e mestrado na UEL, depois seguiu para o doutorado na University College Dublin, no ano de 2015.

Hoje, aos 31 anos, ele relembra a trajetória percorrida e reconhece a forte ligação com a UEL. "Não consigo voltar para Londrina e não vir à UEL", afirma. Maurício conta que as pesquisas na IC Júnior foram conduzidas junto ao Laboratório de Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas (LABRE), época em que o jovem era estudante do Ensino Médio, no Colégio Estadual Vicente Rijo. Ele foi orientado pelo professor José Marcelo Domingues Torezan, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal, do CCB, e pela bióloga Alba Lúcia Cavalheiro.

Ele conta que seguiu da graduação direto para a pós-graduação, inclusive o mestrado na área de Botânica, com orientação do professor José Marcelo Torezan. Conseguiu uma bolsa de estudos pelo Programa Ciência sem Fronteiras e foi para Dublin fazer o doutorado. Na pesquisa, o jovem estudou como as mudanças climáticas podem interferir na retroalimentação de ervas daninhas. Atualmente, no pós-doutorado, ele analisa a espécie de grama azevem relacionada também às mudanças climáticas.

Intercâmbio - O pesquisador vai contar um pouco desta trajetória aos estudantes do curso de Ciências Biológicas, com o objetivo de mostrar que o intercâmbio é uma alternativa viável para todos eles. Maurício conta que, a partir da experiência no exterior, pretende aconselhar os alunos sobre a importância da Língua Inglesa. "Demorei para aprender inglês, comecei só aos 25, e isso dificultou um pouco". Para ele, o contato direto com estudantes é uma forma de retribuir o que foi proporcionado pela Universidade ao longo dos últimos anos. Já no que diz respeito à formação acadêmica, ele aponta o maior aprendizado: "A UEL me ensinou a pensar".

Após anos fora do país, o jovem pesquisador precisa voltar para o Brasil devido aos critérios do Programa Ciência sem Fronteiras. Segundo ele, o objetivo para a carreira é ser professor universitário. "Quero ser professor, porque sou apaixonado pelo que faço. E se for na UEL, melhor ainda", reitera Maurício Mantoani.

16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA
  18h50 1ª convocação do SISU 2020 é divulgada. Lista traz 298 convocados
  17h12 TV especializada na produção em Libras mostra projetos da UEL para população surda
  16h06 Pint of Science 2020 será em maio e conta com professores e alunos da UEL
  14h19 Sai 5ª convocação do Vestibular. Lista de convocados tem 86 nomes
  15h26 Abertas inscrições de vagas remanescentes em programas de pós-graduação
  09h14 Abertas inscrições do curso Psicologia Hospitalar
  09h48 CNPq divulga inscrições do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!