Londrina, Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020 -  Busca

04/10/2019

Mostra de Experiências revela potencialidades de usuários da saúde mental

Reunir experiências bem-sucedidas em saúde mental é o objetivo de uma mostra que será realizada no próximo dia 10, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina. A 1ª Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Mental ocorre juntamente com o 2ª Encontro de Trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da 17ª Regional de Saúde.

A professora Alejandra Leon Cedeño, do Departamento de Psicologia Social e Institucional do CCB, está na organização da mostra e diz que as experiências devem estimular a troca de informações para potencializar os serviços em saúde mental dos municípios da 17ª Regional. "Esses pacientes estão em um contexto de muita vulnerabilidade e a mostra vai dar visibilidade à potência que existe ali", afirma.

Conforme a professora, na parte da manhã do evento haverá mesa-redonda e debate sobre a organização dos serviços e os desafios do setor. No período da tarde, a programação traz relato de experiências em saúde mental de Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia e Florestópolis. São atividades que desenvolvem as potencialidades dos usuários dos serviços de saúde mental.

Alejandra Leon Cedeño explica que há muito estigma na relação com os pacientes de saúde mental, sendo resultado de um processo histórico. "A concepção de homens livres das sociedades ocidentais tinha um modelo ideal que excluía as diferenças", diz. Segundo ela, a luta por inclusão social, cidadania plena e respeito à diversidade é uma pauta nova, bastante recente.

A professora afirma que, tradicionalmente, os manicômios são afastados da área urbana e os pacientes isolados do contexto sócio-familiar. Por isso, a luta antimanicomial surge para integrar esse público. Nessa perspectiva, o desafio também passa pela inserção do paciente na rede de políticas públicas, desenvolvendo atividades que não tenham como centro a medicalização.

Professora Alejandra Leon Cedeño, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do CCB: "As experiências devem estimular a troca de informações para potencializar os serviços em saúde mental"

"É mais barato e compensa investir no modelo psicossocial. Essa pessoa melhora e muita atividade é até gratuita. No entanto, esse modelo acaba vítima daquele que prioriza a internação porque gera mais lucro [para o prestador de serviços]", avalia Alejandra. "Isso não elimina o atendimento quando a pessoa está em crise. A reforma psiquiátrica previa uma rede de atendimento entre os serviços. Os hospitais gerais teriam ala para atendimento psiquiátrico em crise. Mas isso não aconteceu".

Para a professora, é extremamente relevante reunir coordenadores dos Caps para trocar informações e experiências. "Eles pediram para dar visibilidade para esse público, integrando com os trabalhadores da área de saúde. Apesar da crise que afeta as políticas públicas, a luta antimanicomial é possível para mostrar a potência de vida que existe nesse setor", aponta a professora.

8 horas - Café Comunitário e Recepção.

9 horas - Abertura e Apresentação.

9h15 - Mesa-Redonda: Dra. Maíra Bonafé Sei (UEL), Dra. Maria Lucia da Silva Lopes (Diretora da 17ª RS/SESA), Claudia Denise Garcia (Diretora da DSCS- Londrina), Kacau Valin de Oliveira (Usuária do Centro POP/Londrina).

10h30 - A Saúde Mental no Município de Sarandi, com Danilo Silveira, coordenador de Saúde Mental - Sarandi (PR).

13h30 - Abertura: Teatro POP Show (Centro POP/Londrina).

13h45 Vídeo: Embarque nesta viagem (CAPSi/Cambé)

14 horas - Apresentação Teatral: De médico e louco todo mundo tem um pouco (CAPSi - Cambé/Sesc Cadeião/ CAPSi Londrina).

14h15 - Vídeo: Não somos descartáveis (17ª Regional de Saúde).

14h30 - Relato: Oficina de Artes Expressivas (CAPS I/IBIPORÃ).

14h45 - Relato: Projeto Bem-Estar (NASF/Ibiporã).

15 horas - Relato: Saúde Mental no Município de Rolândia (CAPS II, CAPS AD e CAPSi).

15h30 - Depoimento/Relato: Saúde Mental no Município de Florestópolis (CAPS I)

16 horas - Relato: Mascara dos Invisíveis (CAPSi/Londrina).

16h15 - Depoimento: Benefícios da Dança (CAPS II/Cambé).

16h30 - Apresentação: Dança e Saúde Mental: Tudo Junto e Misturado (Caps II/Cambé).

Final - Feira de Troca de Ideias e Contatos.

17h51 Pesquisadores avaliam impacto da pandemia de Covid-19 na economia do país
  17h05 Disque Coronavírus atende 21 municípios da 17ª Regional de Saúde
  14h49 UEL está entre as três universidades brasileiras com maior número de publicações sobre coronavírus
  20h53 Cinco Universidades do PR farão exames para identificar o novo coronavírus