Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

03/10/2019

Liga Acadêmica de Trauma participa de simulação de acidente aéreo

Simulação no Aeroporto de Londrina

Um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (Esea) foi realizado na tarde da última terça-feira (1), no Aeroporto Governador José Richa. O evento foi realizado Liga Acadêmica do Trauma (LAT), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que envolve estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem, além do Samu, Siate, Secretaria Municipal de Saúde, Infraero e empresas integrantes do Plano de Emergência (PLEM).

O exercício simulou que um piloto de um avião modelo ATR 42 comunicou uma pane elétrica na aeronave e avisou que faria pouso forçado no Aeroporto de Londrina. Foi simulada uma explosão, resultado do atrito do avião com o solo e, em poucos minutos, os bombeiros, já posicionados, apagaram as chamas.

Os atores que interpretaram os passageiros feridos gritavam por socorro e o atendimento médico precisou acontecer de maneira rápida e eficaz. A atividade contou com a participação de curiosos que fotografavam a tragédia e com as ambulâncias que contabilizaram o tempo para levar as vítimas para os principais hospitais da cidade.

Atores interpretaram passageiros feridos

Larissa Cassemiro Moreira, estudante do 3º ano de Medicina, também integrante da gestão da LAT, conta que no final do mês de setembro foram realizadas palestras de capacitação para os alunos. Além disso, ela afirma que todo ano é realizado um Incidente com Múltiplas Vítimas (IMUVI), mas que a temática do acidente aéreo foi inédita para os estudantes e enriquecedora para a formação acadêmica de cada um. "Neste ano participamos em conjunto com outros serviços externos ao HU/UEL e isso foi um diferencial muito grande. Foi muito proveitoso ter a chance de aprender junto com os profissionais que atuam com esse tipo de incidente".

De acordo com Sandra Aparecida de Oliveira, superintendente do Aeroporto, cerca de 200 pessoas participaram do treinamento, sendo que 60 simularam as vítimas. Ela afirma que esse exercício precisa acontecer de dois em dois anos e que a equipe está preparada para realizar esse atendimento.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA
  18h50 1ª convocação do SISU 2020 é divulgada. Lista traz 298 convocados
  17h12 TV especializada na produção em Libras mostra projetos da UEL para população surda
  16h06 Pint of Science 2020 será em maio e conta com professores e alunos da UEL
  14h19 Sai 5ª convocação do Vestibular. Lista de convocados tem 86 nomes
  15h26 Abertas inscrições de vagas remanescentes em programas de pós-graduação
  09h14 Abertas inscrições do curso Psicologia Hospitalar
  09h48 CNPq divulga inscrições do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!