Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

03/10/2019

Pesquisa da UEL servirá de base para levantamento em Curitiba

Reunião entre representantes das entidades responsáveis pela pesquisa

A pesquisa que constatou o aumento de 296 (2008) para 930 (2019) pessoas em situação de rua, em Londrina, servirá de base para levantamento a ser realizado em Curitiba. Os professores da UEL Fábio Lanza, do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e Rozinaldo Miani, do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), foram convidados para evento do Ministério Público do Estado do Paraná (MPE), no qual farão o relato da experiência de Londrina.

O convite para expor a pesquisa partiu do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, do MP do Paraná. Em correspondência ao professor Fábio Lanza, a assistente social Keity da Cruz afirma que o Ministério Público do Estado articula, junto à Câmara de Vereadores de Curitiba, a realização de uma pesquisa sobre população em situação de rua. O evento será no próximo dia 14.

"Conseguimos abrir uma caixa que estava bem guardada. As pessoas não se davam conta da dimensão desse problema. A partir da experiência de Londrina, podemos expandir o debate para outros locais", diz Fábio Lanza. A pesquisa Pesquisa POP Rua teve a participação da UEL, do Ministério Público de Londrina, da Defensoria Pública, do Centro Pop (Secretaria Municipal de Assistência) e da Unopar. Os resultados foram apresentados no final do mês de abril.

A socióloga Clarice Junges, do Centro Pop, afirma que a pesquisa considerou propostas de pessoas em situação de rua, refletindo suas expectativas. "A grande preciosidade desse trabalho é a voz da pessoa que vive na rua. Essa fala é de uma riqueza impressionante", afirma Clarice.

André Luis Barbosa representa o Movimento Nacional dos Moradores de Rua. Ele critica a falta de intersetorialidade das políticas. "O Centro Pop é o serviço mais acessado porque as outras secretarias não existem". O assistente social Marco Antonio da Rocha, do Ministério Público de Londrina, concorda com Barbosa. "Falou em morador de rua, lembra-se em assistência social, mas a política tem de ser intersetorial. Não se tira alguém da rua sem as ações de várias secretarias".

O professor Fábio Lanza destaca o papel do estado no enfrentamento dos problemas sociais. "Defendemos a ampliação das políticas públicas. Deve-se fortalecer o Sistema Único de Saúde, o Sistema Único de Assistência Social, o sistema de proteção psicossocial, os programas habitacionais. Essas políticas estão falhando. Se a pessoa acaba na rua é porque não deram conta de prevenir essas questões".

Resultados - Os três principais motivos que levam uma pessoa a viver na rua, segundo a "Pesquisa POP rua", são a dependência de substâncias psicoativas (42,3%), os conflitos familiares (30,9%) e o desemprego (25,5%). A maioria dessa população é do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 59 anos. A grande maioria (81%) diz querer sair das ruas.

16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA
  18h50 1ª convocação do SISU 2020 é divulgada. Lista traz 298 convocados
  17h12 TV especializada na produção em Libras mostra projetos da UEL para população surda
  16h06 Pint of Science 2020 será em maio e conta com professores e alunos da UEL
  14h19 Sai 5ª convocação do Vestibular. Lista de convocados tem 86 nomes
  15h26 Abertas inscrições de vagas remanescentes em programas de pós-graduação
  09h14 Abertas inscrições do curso Psicologia Hospitalar
  09h48 CNPq divulga inscrições do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!