Londrina, Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020 -  Busca

30/09/2019

Transferência Externa oferta 380 vagas em 33 cursos de graduação

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) divulgou nesta segunda-feira (30) a abertura de inscrições para o processo de Transferência Externa, que visa o preenchimento de 380 vagas não ocupadas em 33 cursos de graduação - ano letivo 2020. Os interessados podem fazer a inscrição para o Processo Seletivo até 11 de outubro, somente online diretamente no endereço da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) - AQUI.

O valor da inscrição é de R$ 154,00 e o pagamento pode ser feito até 14 de outubro. Conforme Edital PROGRAD/COPS nº 025/2019 , a seleção tem como objetivo preencher vagas em diferentes turnos e habilitações dos cursos de graduação. Os cursos que mais ofertam possibilidade de transferência este ano são Ciências Econômicas (61 vagas), Física (28 vagas) e Pedagogia (26 vagas).

Os cursos mais concorridos das últimas três edições do Vestibular da UEL, Psicologia e Biomedicina, também ofertam vagas para transferência. São 10 vagas para Psicologia e duas para o curso de Biomedicina. Já o curso de Medicina não oferece vaga de transferência externa. A lista completa de todos os cursos está disponível no Edital PROGRAD/COPS nº 025/2019.

Seleção - De acordo com a pró-reitora de graduação, Marta Fávaro, a mudança deste ano reside no processo de seleção, que passa a ser por meio de análise da média aritmética geral do histórico escolar. Segundo a Resolução CEPE nº 025/2019, somente nos casos em que o número de candidatos por série for duas vezes maior que o número de vagas disponíveis, ou superior ao número de 10 candidatos, o Colegiado de Curso de Graduação poderá optar por prova escrita ou prática, com dispensa da análise do histórico escolar.

A pró-reitora explica que a mudança busca ampliar e favorecer o preenchimento das vagas ociosas. A seleção é feita pela Coordenadoria de Processo Seletivo (COPS), que divulgará a classificação final em 19 de fevereiro de 2020, no endereço COPS.

Requisitos - Conforme Resolução CEPE nº 025/2019, não são aceitos candidatos dos primeiros e últimos anos de qualquer curso de graduação. A seleção é exclusiva para cursos presenciais de Ensino Superior, não sendo aceitos estudantes provenientes de cursos EAD, Sequenciais, Tecnológicos e Normal Superior.

Serão aceitas transferências de estudantes que estejam cursando ou com matrícula trancada, desde que haja disponibilidade de vagas. Vale ressaltar que os cursos de origem devem apresentar habilitações semelhantes. Caso não haja vaga na série pretendida, o candidato poderá optar em efetuar a inscrição em série anterior, desde que haja vaga.

Segundo Marta Fávaro, o candidato convocado deverá cumprir integralmente os componentes curriculares das séries subsequentes. Isto significa que o candidato entra com o critério de equivalente valor formativo, em que não elimina matérias já realizadas e não precisa cumprir outras disciplinas que não cursou na outra instituição.

16h13 Estrutura de Geração de Energia a Biogás da UEL servirá de referência para USP
  10h32 UEL libera edital da 3ª convocação do SISU nesta quarta-feira, dia 19
  10h09 Inscrições para cursos de idiomas do LabLíngua terminam sexta-feira (21)
  17h59 Abertas inscrições para estudante especial em programas de mestrado e doutorado