Londrina, Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019 -  Busca

27/09/2019

Pesquisa com realidade virtual é premiada em maior evento da área

José de Arimathéia

Professora Fernanda Saffaro e o orientando, Arthur Lucena: o simulador serve para exercitar a criatividade e a imaginação, com foco na experiência

Mestrando em Engenharia Civil desenvolve simulador para gestores de obras e ganha prêmio no mais importante evento do Brasil na área

O estudante Arthur Felipe Echs Lucena, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UEL, ganhou o prêmio de melhor artigo na modalidade "Virtualização Inteligente" no 2º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção (SBTIC), o mais importante evento científico do Brasil na área, e realizado de 19 a 21 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O trabalho foi para os Anais do Simpósio e foi convidado a publicar em uma revista.

Orientada pela professora Fernanda Aranha Saffaro (Departamento de Construção Civil), a pesquisa ainda não foi concluída. Arthur já qualificou a dissertação e a previsão de defesa é ainda este ano. Intitulado "Análise crítica dos avanços no uso de realidade virtual e estratégias baseadas no universo dos jogos para a gestão da segurança na construção civil", embora preliminar, o estudo é central no que se refere aos objetivos da pesquisa.

O mestrando explica que está desenvolvendo um simulador em realidade virtual, voltado para a capacitação de gestores da construção civil, com o objetivo de reduzir riscos durante as obras. O artigo premiado demonstrou um mapeamento de estudos anteriores e dificuldades, e apresentou a proposta do simulador em desenvolvimento.

Para Arthur, a principal novidade não está no jogo de realidade virtual em si, mas na abordagem a partir dele. "Não é apenas um instrumento para visualização da obra, é mais. É a ideia por trás dele", comenta. O pesquisador explica que a proposta é oferecer uma atualização do conhecimento, uma vez que muitos engenheiros não o fazem e, quando se capacitam, normalmente é por metodologias tradicionais (como palestras), mais passivas. Já com o simulador, é possível identificar riscos antes, prevê-los, preveni-los e evitá-los. Ao mesmo tempo, foca na gestão de competência, ou seja, no conhecimento do assunto, na habilidade de abstrair e aplicar o conhecimento, e na atitude (motivação) para aplicá-lo.

ACIDENTES

O conteúdo do jogo prevê tanto as referências das normativas relativas à construção e segurança, quanto relatos de experiências, a partir de dados do Ministério Público do Trabalho e de um documento de compilação de informações referentes a acidentes. A pesquisa bibliográfica reuniu relatos de acidentes desde 2005. Os mais comuns são queda em altura, soterramento e choque elétrico. Para se ter uma ideia, só entre 2011 e 2018 foram 100 mil casos notificados - mas se sabe que existe subnotificação, isto é, o número deve ser bem maior. Arthur aponta que o Brasil é o quarto país em número de acidentes e que a construção civil é a quarta atividade econômica que mais gera acidentes.

O jogo propõe desafios em cada fase - construir uma parede, por exemplo. Mas não é tão rígido a ponto de ter apenas um certo e um errado. "Um problema pode apresentar mais de uma solução e as experiências acumuladas podem demonstrar isso. Dessa forma, o jogo vai somar conhecimento e experiência", explica Arthur. Tudo numa ferramenta que permite que o usuário faça uma imersão e tenha uma experiência sensorial que maximize a interação.

Para a orientadora do estudo, o prêmio coroa uma pesquisa que trouxe avanços, porque o simulador vai bem além de um protocolo de orientação, que aliás também está embutido no jogo. "A realidade virtual é meio e não fim. Não é um jogo apenas para pontuar, mas para exercitar a criatividade e a imaginação, com foco na experiência", diz a professora Fernanda. Além disso, o simulador também poderá ser usado nos cursos de Engenharia, a fim de melhorar as aulas.

Até lá, a pesquisa continua sendo disseminada. Em outubro, Arthur e a professora Fernanda levam o trabalho para o Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção (SIBRAGEC), que será realizado em Londrina e, nesta edição, em associação com sua versão ibero-americana, o Encuentro Latinoamericano de Gestión y Economia de la Construcción (ELAGEC), que trará ao Brasil pesquisadores e consultores da América Latina, Portugal e Espanha.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.400. Confira a edição completa:

15h48 Atividade de prevenção a afogamento atende estudantes de escolas municipais
  14h41 Professora da Universidade de Évora debate inclusão na Educação Infantil
  14h35 Funcionários da Sercomtel doam R$ 180 mil para Casa de Apoio do HU/UEL
  10h57 Professores pioneiros são homenageados durante abertura da Semana de Educação
  10h56 Projeto desenvolve técnica rápida para identificação de fraude em produtos cárneos
  11h18 Aluna do mestrado em Bioenergia conquista prêmio na área de inovação
  08h16 UEL participa da 6ª Semana de Transparência e Controle Social de Londrina
  09h11 Estudantes participam de Agrogame e testam conhecimento de produção agrícola
  17h44 Palestra de medalhista encerra Semana da Educação Física e do Esporte
  16h43 Casa do Pioneiro e Cequinha são usados como sets de filmagem para curta-metragem
  17h01 Atividades do CEFE reforçam prevenção ao afogamento de crianças