Londrina, Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2020 -  Busca

23/09/2019

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em outubro

Semana auxilia na difusão do livro e fortalece o papel da Biblioteca. Também promove o acesso a manifestações artísticas e culturais

A Biblioteca Central (BC), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), recebe, de 21 a 26 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Durante o evento serão realizados três cursos para a comunidade interna e o público externo. Outra atração é a exposição "Biblioteca em Traços e Cores".

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída em 1980. Segundo Neide Maria Jardinette Zaninelli, diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, o objetivo é difundir o livro, divulgar o papel da biblioteca e promover o acesso a manifestações artísticas e culturais.

A exposição "Biblioteca em Traços e Cores" é composta por desenhos que retratam a BC. Eles foram produzidos pelos integrantes do Urban Sketchers. Segundo informações, o grupo iniciou as atividades em março de 2015 como Croquis Urbanos Londrina. No ano seguinte, o grupo filiou-se à organização internacional Urban Sketchers.

"Nosso objetivo é registrar Londrina através do desenho de observação e, além disso, trocar informações e aprendizado durante os encontros. A cada local podemos retratar as diferentes cenas do tema escolhido", informa o grupo. Eles informam que os encontros são sempre aos domingos, às 9:30 da manhã, com chuva ou com sol.

Cursos - O primeiro curso da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca será realizado no dia 21 de outubro, das 14 às 17h30, com o tema "Atendimento ao público feito de forma humanizada: gênero, diversidade e direitos humanos". A atividade será ministrada pela professora Ivana Nobre Bertolazo. São 35 vagas, com valor de R$ 15,00 e as inscrições podem ser feitas pelo endereço Inscrições.

"Diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos segundo estilo Vancouver e APA" é o tema do segundo curso, no dia 22 de outubro, das 8 às 12 horas, com a bibliotecária Natali Silvana Zwaretch. Ao todo são 35 vagas e o valor da inscrição R$ 25,00, que pode ser feita pelo endereço Inscrições.

No dia 24 de outubro, das 9 às 12h e das 14 às 17 horas, ocorre o evento "Obras especiais e raras em bibliotecas universitárias", com as professoras Maria Aparecida Lopes e Yara Maria dos Prazeres. São ofertadas 35 vagas, a R$ 20,00, e as inscrições podem ser feitas pelo endereço Inscrições.

10h32 UEL libera edital da 3ª convocação do SISU nesta quarta-feira, dia 19
  10h09 Inscrições para cursos de idiomas do LabLíngua terminam sexta-feira (21)
  17h59 Abertas inscrições para estudante especial em programas de mestrado e doutorado
  09h47 Centros de Estudos recebem R$ 1,22 milhão em equipamentos, veículo e mobiliário