Londrina, Terça-Feira, 26 de Maio de 2020 -  Busca

19/09/2019

Curso reforça qualidade de produtos e serviços do HU/UEL

Termina nesta sexta-feira (20) o curso de extensão "Design de sistemas produto-serviço aplicado à saúde pública e resíduos", aplicado no formato de oficina online e também presencial, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e no Hospital Universitário (HU). Em duas semanas, foram desenvolvidas atividades de diagnóstico de problemas reais, geração de soluções e prototipagem, com foco em produtos ou serviços que podem ser desenvolvidos para melhorar a qualidade da saúde pública no HU/UEL.

A oficina é coordenada pelo professor Cláudio Pereira de Sampaio, do Departamento de Design, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), em parceria com a Rede LeNS (Learning Network on Sustainability) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos da UEL (NINTER). O workshop incluiu atividades expositivas, com palestras de pesquisadores internacionais, em inglês, e práticas em salas do CESA, além de visitas HU/UEL.

A oficina se justifica pela necessidade de aprimoramento da qualidade dos serviços públicos de saúde oferecidos à população, principalmente à de baixa renda, dadas as dificuldades cada vez maiores em se manter a qualidade deste serviço por parte do governo, tanto municipal quanto estadual e federal. Além disso, busca a ampliação do escopo de atuação da área do Design nos últimos anos, associado a outras áreas do conhecimento em uma abordagem interdisciplinar de inovação, que busca ajudar a resolver problemas significativos da sociedade em nível sistêmico.

Grupos - O curso foi ministrado simultaneamente em cinco universidades brasileiras. Além da UEL, participaram a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Cada uma criou seu próprio grupo para trabalhar de forma interdisciplinar a solução de problemas relevantes para a população, utilizando uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços com foco no usuário e na sustentabilidade.

Em Londrina, o grupo interdisciplinar é formado por professores, alunos de graduação e de pós-graduação vinculados aos Departamentos de Design, Enfermagem, Administração e Engenharia Civil.

16h49 Projeto Techninas está com inscrições abertas para monitoras
  13h58 26/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h53 Serviço de Bem-Estar à Comunidade e CRAS discutem política de assistência social em meio à pandemia
  17h12 Pesquisadora da UEL e jornalista debatem ciência e comunicação via live