Londrina, Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020 -  Busca

19/09/2019

Plantão da Clínica Odontológica Universitária passa a atender das 7 às 23 horas

A partir desta sexta-feira (20), o Pronto Socorro da Clínica Odontológica Universitária (COU) vai alterar o horário de atendimento, suspendendo os plantões durante a madrugada, a partir das 23 horas. O atendimento será concentrado das 7 da manhã às 23 horas, nos sete dias da semana.

A readequação está amparada em estudo da direção da COU, juntamente com a Auditoria Interna e Pró Reitoria de Recursos Humanos (PROPRH) da UEL, que apontou uma média de apenas dois pacientes por plantão/dia durante a madrugada. Pesou ainda o desfalque que ocorrerá na equipe de apoio operacional em virtude de aposentadorias de servidores, sem perspectiva de reposição imediata dessas vagas.

Segundo o diretor da COU, Hélion Lino Júnior, a mudança de horário atende o princípio da economicidade. Com a adequação, o Pronto Socorro da Clínica passará funcionar das 7 às 23 horas, concentrando os procedimentos em horários em que estatisticamente há alta demanda. "Nosso plantão é diferente de um Pronto Socorro hospitalar que soluciona casos de emergência médica, onde o risco de vida é sempre considerado", acrescenta o diretor.

Urgência - Os procedimentos realizados no Pronto Socorro da COU estão voltados para as urgências odontológicas, cuja condição clínica requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento, considerando classificação de riscos estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA/PR) em parceria com as Universidades Estaduais paranaenses. As áreas atendidas são Cirurgia, Endodontia, Dentística, Prótese e Periodontia. Também entram nesta lista casos que se relacionam com traumas, abscessos, dores ou fraturas, consideradas ocorrências importantes, mas que podem ser controladas até o início do tratamento eletivo, sem risco de vida ao paciente.

11h20 Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica
  10h26 Projeto tem estudo morfo-fisiológico sobre porta de entrada do coronavírus no corpo humano
  12h03 Ato Executivo da Reitoria da UEL prorroga suspensão de atividades presenciais até 5 de julho
  17h10 Gestão contábil é tema de live direcionada para estudantes e profissionais