Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

19/09/2019

Inscrições: 2ª Simulação UEL das Nações Unidas

A Equipe de Competições e Simulações da UEL promove a 2ª edição da Simulação UEL das Nações Unidas (SUN), dias 25 e 28 de novembro, na PUC-Londrina. Com vagas limitadas, as inscrições vão até o próximo dia 27 de setembro, exclusivamente online no endereço SUN. O valor da inscrição é de R$ 60,00.

Podem participar da Simulação estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos e de qualquer universidade. A ação permite que o participante, a partir de um problema apresentado, possa se inspirar em um ambiente experiencial, para ser desafiado a colocar em prática o que viu em sala de aula ou nos manuais. A atividade envolve trabalho em equipe, especialmente em contextos de pressão e competitividade, no caso controlados, pois o ambiente é universitário e o desafio se dá no plano teórico e simulado, portanto, dificilmente são traduzidos em salas de aula.

A atividade visa o ganho pessoal que cada um tem com a experiência, seja no desenvolvimento da oratória, no aperfeiçoamento da fala em público ou no interesse e aprendizado sobre os temas discutidos. Segundo a coordenadora da Equipe de Competições e Simulações da UEL, Julia Borges da Costa Abdalla, participar da SUN pode propiciar aos estudantes a oportunidade de atuar em um evento de forma ativa, debatendo e discutindo, e não apenas como ouvintes.

Foram escolhidos quatro temas de grande relevância no âmbito internacional e nacional, com recentes discussões na mídia e órgãos internacionais. Os participantes, após inscritos, receberão a designação de um país ou partido político para representar, bem como um manual introdutório, contendo explicação acerca do surgimento do tema, das causas, dados e uma breve explicação sobre cada país participante da simulação.

Conheça um pouco mais sobre os Comitês que vão integrar a SUN:

Conferências das Partes (COP) - É o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, adotada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema climático. Na SUN, a discussão girará em torno do incentivo de ações climáticas concretas que visem a inclusão de todos os países, bem como a integração entre o mundo científico e o setor privado. Os países serão representados por duplas, correspondendo respectivamente aos Chefes de Estado e Chanceleres, sem distinção funcional entre si.

Organização dos Estados Americanos (OEA) - É o mais antigo organismo regional do mundo. Foi fundada em 30 de abril de 1948, com a assinatura da Carta da OEA na cidade de Bogotá, na Colômbia. A atualmente reúne os 35 Estados Independentes das Américas, sendo constituída por um fórum governamental político, jurídico e social, que a partir de uma cooperação internacional, busca abranger diversas problemáticas políticas, econômicas e sociais presentes nas sociedades latino americanas. Neste comitê será analisada a Política de Drogas na América Latina, com foco nas medidas pra reduzir as consequências da guerra às drogas.

Comitê da Assembleia Geral para assuntos Sociais, Culturais e Humanitários da ONU (SoCHum) - É o comitê para assuntos sociais, humanitários e culturais. Utiliza-se de relatórios do Conselho de Direitos Humanos e coloca em pauta discussões referentes ao tratamento de refugiados, promoção dos direitos de minorias, eliminação do racismo e outros temas socioculturais e de desenvolvimento social.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - É uma atividade legislativa permanente do Senado Federal. A CCJ tem por objetivo analisar diversas atividades, como proposta de emendas constitucionais, através de audiências públicas, projetos de lei, bem como fiscalizar o Poder Executivo. Neste comitê será analisado o projeto de Lei Anticrime proposto pelo Ministro da Justiça, Sergio Moro.

Os comitês da OEA e da COP serão compostos por duplas. Já o dá CCJ e SoCHum serão individuais. No formulário de inscrição haverá um local específico para o participante indicar o nome da sua dupla, mas ambos devem efetuar a inscrição.