Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

18/09/2019

Governo oficializa R$ 13,7 milhões para custeio do segundo semestre da UEL

O governo do Paraná disponibilizou, nesta terça-feira (17), R$ 13,7 milhões provenientes do Tesouro Estadual para serem aplicados na manutenção do Hospital Universitário (HU) e para suprir o custeio de atividades acadêmicas da UEL, garantindo o cumprimento de contratos com fornecedores, as refeições no Restaurante Universitário, e regularização de despesas correntes. A liberação dos recursos foi comunicada pelo Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Bona, aos reitores das sete Universidades Estaduais. Ao todo, o governo liberou R$ 56 milhões, que correspondem à primeira parte do valor anunciado para o segundo semestre.

Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, os recursos servem para colocar em dia pagamentos de contratos e garantir quitações de despesas previstas para este ano. A UEL vem enfrentando problemas de custeio desde o início de 2019, quando o governo bloqueou parte do orçamento anual, contingenciando recursos da ordem de R$ 8 bilhões em todo o estado, atingindo setores como educação, ensino superior e saúde. Na época, o governo justificou a medida como limitação de despesas para garantir o equilíbrio fiscal.

"Com estes recursos poderemos quitar contratos antigos, garantindo a regularização destas despesas. Ainda há necessidade de liberação de outros valores para fechar as contas do ano, em um cenário de restrições orçamentárias e financeiras", assinala o reitor. Segundo ele, boa parte deverá ir para o HU, que é o maior órgão prestador de serviços da Universidade, considerado Hospital de referência no Paraná.

Ainda de acordo com o reitor, a liberação destes recursos é resultado de um trabalho realizado desde abril passado juntamente com lideranças locais, entre elas os deputados estaduais Tercílio Turini e Tiago Amaral, com respaldo do secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto e do superintendente da Seti, Aldo Bona, que acompanharam de perto todas as negociações. Segundo o reitor, ainda está em negociação com o governo um aporte de recursos para o pagamento de requisições de pequeno valor (RPV), uma vez que a instituição não possui orçamento próprio que possa ser utilizado para este fim.

O Pró-reitor de Planejamento da UEL, professor Mario Sérgio Mantovani, enfatiza que os recursos da ordem de R$ 13,7 milhões serão utilizados exclusivamente para a quitação de contratos pendentes, referente às despesas previstas para o ano de 2019. "Não são recursos novos repassados à UEL, mas o Estado liquidará contas pendentes da UEL com recursos diretos do Tesouro", explica o pró-reitor.

09h36 Encontro de Pós-Graduação em Letras e Linguística tem aula-show com Arrigo Barnabé
  09h25 Simpósio de Gênero e Políticas Públicas apresenta o tema "Nenhum a menos"
  16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!