Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

18/09/2019

Espetáculo reflete aprendizado de estudantes do curso de Artes Cênicas

(FOTO: Divulgação/Grupo)

"É um trabalho criativo que envolve alunos do 4º ano e reflete o que eles aprenderam durante os quatro anos do curso". Esta é a síntese da professora Margarida Vine, do Departamento de Música e Teatro (MUT), acerca do espetáculo "Aos olhos de...", que ela assina como orientadora cênica. O trabalho é dos alunos do curso de Artes Cênicas, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). A peça será encenada a partir desta quarta-feira (18), às 20 horas, até sexta-feira (20), no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. A entrada sugerida é um quilo de alimento perecível.

A peça conta com 22 atrizes e atores, duração de cerca de 90 minutos entre cenas e instalações nas quais o público percorre dentro do Ouro Verde, desde o hall de entrada, passando pelas rampas e escadarias de acesso ao palco. A professora Margarida Vine explica que o trabalho foi desenvolvido na disciplina "Montagem Teatral", cuja carga horária é de 120 horas práticas. A peça reúne, portanto, o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em sua trajetória de formação profissional.

Conforme integrantes do grupo, "Aos olhos de..." parte da investigação da peça de teatro "Terror e Miséria no Terceiro Reich", de Bertold Brecht, poeta e dramaturgo alemão (1898-1956). Outras obras de Brecht são associadas à pesquisa dos estudantes de Artes Cênicas.

Ainda de acordo com o grupo, somam-se - ao trabalho - "fatos históricos como a escravidão e a ditadura militar brasileira, que hoje reverberam em situações de racismo, abuso de poder, violência contra mulher e comunidade LGBTQI+, bem como a degradação ambiental, fomentados pelo retrocesso político".

A professora Margarida Vine explica que por refletir sobre a intolerância, a discriminação e o preconceito, a peça consiste em um ato político. "O espetáculo reflete criticamente sobre esses elementos", complementa a professora. Por abordar a violência social em várias dimensões, o espetáculo tem indicação para maiores de 16 anos. "Mas se o pai e mãe quiserem entrar com seus filhos menores, a responsabilidade é deles", comenta a professora Margarida Vine.

Elenco - O elenco é formado por Aline Sales, Amanda Fogaça, Ana Zini, Bruno Bermejo, Bruno Porfírio, Carol Martins, Carol Vaccari, Eduardo Borges, Gabriel Rubim, Gustavo Garcia, Janaína Dias, Julia Malu Sanches, Larissa Azevedo, Larissa Yumi, Letícia Pocaia, Luana Rodrigues, Maria Victória, Mateus Barboni, Mateus Silva, Otavio Bartazzo, Sabrina Arruda Almeida e Victor Laffranchi. Tem direção de produção de Gustavo Garcia e Letícia Pocaia e produção geral de Aline Sales, Carol Martins, Carol Vaccari, Gabriel Rubim, Larissa Yumi, Luana Rodrigues, Mateus Barboni e Sabrina Arruda Almeida.

Curiosidade - Dia 19 de setembro é considerado o Dia Nacional do Teatro Acessível, instituído pela Lei 13.442, de 2017. Conforme informações do Portal do Senado Federal, a lei é resultado do projeto de lei 124/2014. A aprovação do projeto e a sanção da lei foram impulsionadas pela campanha "Teatro Acessível: arte, prazer e direitos", iniciativa da organização não governamental Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, de 2011, e por Audiência pública realizada em 2013, na Câmara dos Deputados.

09h25 Simpósio de Gênero e Políticas Públicas apresenta o tema "Nenhum a menos"
  16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!