Londrina, Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019 -  Busca

18/09/2019

Espetáculo reflete aprendizado de estudantes do curso de Artes Cênicas

(FOTO: Divulgação/Grupo)

"É um trabalho criativo que envolve alunos do 4º ano e reflete o que eles aprenderam durante os quatro anos do curso". Esta é a síntese da professora Margarida Vine, do Departamento de Música e Teatro (MUT), acerca do espetáculo "Aos olhos de...", que ela assina como orientadora cênica. O trabalho é dos alunos do curso de Artes Cênicas, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). A peça será encenada a partir desta quarta-feira (18), às 20 horas, até sexta-feira (20), no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. A entrada sugerida é um quilo de alimento perecível.

A peça conta com 22 atrizes e atores, duração de cerca de 90 minutos entre cenas e instalações nas quais o público percorre dentro do Ouro Verde, desde o hall de entrada, passando pelas rampas e escadarias de acesso ao palco. A professora Margarida Vine explica que o trabalho foi desenvolvido na disciplina "Montagem Teatral", cuja carga horária é de 120 horas práticas. A peça reúne, portanto, o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em sua trajetória de formação profissional.

Conforme integrantes do grupo, "Aos olhos de..." parte da investigação da peça de teatro "Terror e Miséria no Terceiro Reich", de Bertold Brecht, poeta e dramaturgo alemão (1898-1956). Outras obras de Brecht são associadas à pesquisa dos estudantes de Artes Cênicas.

Ainda de acordo com o grupo, somam-se - ao trabalho - "fatos históricos como a escravidão e a ditadura militar brasileira, que hoje reverberam em situações de racismo, abuso de poder, violência contra mulher e comunidade LGBTQI+, bem como a degradação ambiental, fomentados pelo retrocesso político".

A professora Margarida Vine explica que por refletir sobre a intolerância, a discriminação e o preconceito, a peça consiste em um ato político. "O espetáculo reflete criticamente sobre esses elementos", complementa a professora. Por abordar a violência social em várias dimensões, o espetáculo tem indicação para maiores de 16 anos. "Mas se o pai e mãe quiserem entrar com seus filhos menores, a responsabilidade é deles", comenta a professora Margarida Vine.

Elenco - O elenco é formado por Aline Sales, Amanda Fogaça, Ana Zini, Bruno Bermejo, Bruno Porfírio, Carol Martins, Carol Vaccari, Eduardo Borges, Gabriel Rubim, Gustavo Garcia, Janaína Dias, Julia Malu Sanches, Larissa Azevedo, Larissa Yumi, Letícia Pocaia, Luana Rodrigues, Maria Victória, Mateus Barboni, Mateus Silva, Otavio Bartazzo, Sabrina Arruda Almeida e Victor Laffranchi. Tem direção de produção de Gustavo Garcia e Letícia Pocaia e produção geral de Aline Sales, Carol Martins, Carol Vaccari, Gabriel Rubim, Larissa Yumi, Luana Rodrigues, Mateus Barboni e Sabrina Arruda Almeida.

Curiosidade - Dia 19 de setembro é considerado o Dia Nacional do Teatro Acessível, instituído pela Lei 13.442, de 2017. Conforme informações do Portal do Senado Federal, a lei é resultado do projeto de lei 124/2014. A aprovação do projeto e a sanção da lei foram impulsionadas pela campanha "Teatro Acessível: arte, prazer e direitos", iniciativa da organização não governamental Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, de 2011, e por Audiência pública realizada em 2013, na Câmara dos Deputados.

17h28 UEL sedia 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente
  15h32 Encontro paranaense de educação ambiental contabiliza cerca de 400 inscritos
  15h02 Instituições de pesquisa do PR discutem incentivos à inovação
  14h10 Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem oficinas e exposição