Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

18/09/2019

UEL integra programação do Dia sem Carro e ação de abraço no Lago

Estudantes e professores que integram projetos acadêmicos da UEL participam neste final de semana de duas grandes programações que envolvem a sociedade em atividades que incentivam a cidadania e a preservação do meio ambiente. Neste sábado (21), a UEL integrará oficialmente o Dia Mundial sem Carro, uma ação da Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que será realizada, das 7 às 20 horas, na Avenida Higienópolis, para incentivar as pessoas a deixar o veículo na garagem. No domingo (22), a comunidade universitária participa do 11º Abraço no Lago, a partir das 9 horas, no Igapó II, nas proximidades da Avenida Ayrton Senna.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Mara Solange Gomes Dellaroza, a participação oficial da UEL nestes dois eventos de grande repercussão ocorre também porque muitos projetos desenvolvidos internamente têm a temática da construção de paz ou ambiental. Dessa forma, ela acredita que nada mais natural do que envolver a comunidade interna nas iniciativas, aproximando a UEL da sociedade.

Segundo a diretora de planejamento e apoio técnico da Proex, professora Zilda Andrade, o Dia Mundial sem Carro contará com a participação de integrantes de vários projetos acadêmicos ligados às áreas de saúde, exatas, educação e outras. A data é lembrada internacionalmente e pretende ocupar a avenida Higienópolis, entre a rua Sergipe e a avenida Juscelino Kubitschek, com prestação de serviços, esporte, recreação, apresentações culturais, saúde, bem-estar e muito mais.

A equipe da UEL deverá ficar concentrada entre as ruas Piauí e Pio XII. Segundo a diretora, estagiários e professores dos projetos desenvolvidos no Escritório de Aplicação e de Assuntos Jurídicos (EAAJ) - Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) - vão participar com orientações direcionadas à população.

Estudantes de Odontologia que integram o Projeto de Extensão em Saúde Bucal, que trabalha a prevenção em escolas, centros comunitários e asilos de Londrina, também estarão presentes informando a população sobre hábitos saudáveis. A UEL ainda participará com equipes da Residência Multidisciplinar em Saúde, Programa de Apoio à Permanência (PROPE), Museu Itinerante de Microscopia e Museu de Ciência e Tecnologia.

Lago - O abraço no Lago será prestigiado por estudantes, por meio da Bateria do curso de Medicina. Uma equipe do Centro de Ciências de Saúde (CCS) também estará presente ao evento para fazer um acompanhamento dos participantes com aferição de pressão arterial e treinamento funcional (modalidade de exercício físico, baseada em reabilitação e no estímulo de movimentos para o aprimoramento).

O Abraço no Lago é uma iniciativa do Conselho Municipal da Cultura de Paz (COMPAZ) e a ONG Londrina Pazeando. O objetivo é promover uma cultura de paz e não-violência a partir do abraço a um dos pontos turísticos mais conhecidos, o Lago Igapó II. O abraço irá ocorrer a partir das 9h30, e conta com várias atividades, como apresentações musicais e artísticas, plantio de mudas, além da participação de entidades, escolas, Universidades e etc.