Londrina, Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019 -  Busca

17/09/2019

Solenidade

O ano do cinquentenário do curso de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), está marcado por uma série de atividades, programadas pela comissão organizadora instituída pelo Colegiado do Curso de Farmácia. Três eventos acontecem em setembro. Em solenidade que comemora 50 anos do curso, na próxima quinta-feira (19), no Anfiteatro do HU, cerca de cinquenta professores, entre aposentados e na ativa com mais tempo "de casa", serão homenageados. Algumas dessas homenagens são póstumas. O evento acontece às 14 horas.

O Coral HU/UEL em Canto vai se apresentar no evento, que deverá ter a presença do reitor Sérgio Carlos de Carvalho e do vice-reitor Décio Sabbatini Barbosa, além da superintendente do HU/UEL Vivian Feijó e diretores do CCS e dos cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia. A programação comemorativa terá ainda o Jantar Comemorativo dos 50 anos do Curso de Farmácia, no dia 25, no espaço Empório Guimarães, por adesão, onde também haverá homenagens, e a 4ª Semana Acadêmica de Farmácia (Semafar), de 24 a 27.

A Semana Acadêmica de Farmácia

O Jantar dos 50 anos acontece durante a Semafar, que terá também, como atividade paralela a 1ª Semana da Pós-graduação em Farmácia, promovidas pelo Centro Acadêmico 5 de Maio. A edição deste ano da Semana traz o tema "Ciência Farmacêutica: da revolução à pós-revolução".

A Semafar traz palestras, minicursos, mesa-redonda e apresentações de banners. Entre as temáticas estão: Desafios para a pós-graduação em Ciências Farmacêuticas no Brasil, medicamentos de alto custo, Farmácia no exército, 31 anos do SUS e Saúde da mulher.

A palestra de abertura da Semana, tem como tema "Inovação em 10 frases: tecnologias disruptivas nas ciências farmacêuticas" e será ministrada pelo professor Cesar Augusto Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O professor atua na área de Bioquímica, com ênfase em Glicídeos.

Mais informações sobre a Semana pelo e-mail semafar.uel@gmail.com.

Histórico - O curso foi implantado em 1969 e o reconhecimento do curso na UEL se deu por meio de Decreto Federal, em 1974. Teve a primeira renovação do reconhecimento em 2010 e a segunda em 2016, com validade até 2020. Desde 1969, o curso de Farmácia da UEL contribui para a formação e inserção de profissionais no mercado de trabalho nas mais variadas áreas de atuação, além das farmácias (manipulação, homeopática, hospitalar e clínica).

Em 50 anos, já foram expedidos cerca de 2.100 diplomas de graduação. Atualmente, 290 estudantes estão em processo de formação. Segundo as coordenadoras dos eventos comemorativos Maria Emília Favero, coordenadora do Colegiado, e Joice Mara Cruciol, vice-coordenadora do Colegiado, é praticamente impossível estabelecer o impacto real de contribuição do curso para a cidade, região ou mesmo para o país e para o mundo. "Muitos deles estão inseridos em empresas privadas de renome da indústria farmacêutica e instituições de ensino e pesquisa internacional. São inúmeros os farmacêuticos que também concluíram pós-graduação na UEL em várias áreas do saber e incontáveis publicações científicas. Muitos deles são hoje autoridades nacionais e internacionais. São nomes, histórias, vidas e experiências das mais diversas, sem as quais nossa história de 50 anos seria incompleta".

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

17h28 UEL sedia 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente
  15h32 Encontro paranaense de educação ambiental contabiliza cerca de 400 inscritos
  15h02 Instituições de pesquisa do PR discutem incentivos à inovação
  14h10 Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem oficinas e exposição