Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

17/09/2019

Solenidade

O ano do cinquentenário do curso de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), está marcado por uma série de atividades, programadas pela comissão organizadora instituída pelo Colegiado do Curso de Farmácia. Três eventos acontecem em setembro. Em solenidade que comemora 50 anos do curso, na próxima quinta-feira (19), no Anfiteatro do HU, cerca de cinquenta professores, entre aposentados e na ativa com mais tempo "de casa", serão homenageados. Algumas dessas homenagens são póstumas. O evento acontece às 14 horas.

O Coral HU/UEL em Canto vai se apresentar no evento, que deverá ter a presença do reitor Sérgio Carlos de Carvalho e do vice-reitor Décio Sabbatini Barbosa, além da superintendente do HU/UEL Vivian Feijó e diretores do CCS e dos cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia. A programação comemorativa terá ainda o Jantar Comemorativo dos 50 anos do Curso de Farmácia, no dia 25, no espaço Empório Guimarães, por adesão, onde também haverá homenagens, e a 4ª Semana Acadêmica de Farmácia (Semafar), de 24 a 27.

A Semana Acadêmica de Farmácia

O Jantar dos 50 anos acontece durante a Semafar, que terá também, como atividade paralela a 1ª Semana da Pós-graduação em Farmácia, promovidas pelo Centro Acadêmico 5 de Maio. A edição deste ano da Semana traz o tema "Ciência Farmacêutica: da revolução à pós-revolução".

A Semafar traz palestras, minicursos, mesa-redonda e apresentações de banners. Entre as temáticas estão: Desafios para a pós-graduação em Ciências Farmacêuticas no Brasil, medicamentos de alto custo, Farmácia no exército, 31 anos do SUS e Saúde da mulher.

A palestra de abertura da Semana, tem como tema "Inovação em 10 frases: tecnologias disruptivas nas ciências farmacêuticas" e será ministrada pelo professor Cesar Augusto Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O professor atua na área de Bioquímica, com ênfase em Glicídeos.

Mais informações sobre a Semana pelo e-mail semafar.uel@gmail.com.

Histórico - O curso foi implantado em 1969 e o reconhecimento do curso na UEL se deu por meio de Decreto Federal, em 1974. Teve a primeira renovação do reconhecimento em 2010 e a segunda em 2016, com validade até 2020. Desde 1969, o curso de Farmácia da UEL contribui para a formação e inserção de profissionais no mercado de trabalho nas mais variadas áreas de atuação, além das farmácias (manipulação, homeopática, hospitalar e clínica).

Em 50 anos, já foram expedidos cerca de 2.100 diplomas de graduação. Atualmente, 290 estudantes estão em processo de formação. Segundo as coordenadoras dos eventos comemorativos Maria Emília Favero, coordenadora do Colegiado, e Joice Mara Cruciol, vice-coordenadora do Colegiado, é praticamente impossível estabelecer o impacto real de contribuição do curso para a cidade, região ou mesmo para o país e para o mundo. "Muitos deles estão inseridos em empresas privadas de renome da indústria farmacêutica e instituições de ensino e pesquisa internacional. São inúmeros os farmacêuticos que também concluíram pós-graduação na UEL em várias áreas do saber e incontáveis publicações científicas. Muitos deles são hoje autoridades nacionais e internacionais. São nomes, histórias, vidas e experiências das mais diversas, sem as quais nossa história de 50 anos seria incompleta".

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

09h23 6º Simpósio de Gênero e Políticas Públicas traz o tema "Nenhum a menos"
  16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!