Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

16/09/2019

Universidade e Prefeitura formalizam convênio para projetos de infraestrutura e transporte

Solenidade de assinatura foi realizada nesta segunda-feira (16), na Prefeitura de Londrina. Parceria envolve Departamentos do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU)(FOTO: Jenifer de Paula/N.COM/Prefeitura de Londrina)

A UEL vai integrar um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar o processo de concessão e garantir investimentos para obras de ampliação do Aeroporto de Londrina. O processo está sendo coordenado pela Secretaria de Aviação Civil, do Governo Federal, que deverá abrir um edital para privatização, juntamente com outros sete aeroportos da região sul, no próximo ano. A previsão é de que o aeroporto opere com o novo concessionário no primeiro trimestre de 2021. O convênio foi assinado na manhã desta segunda-feira (16), na Prefeitura de Londrina.

Uma das atribuições do grupo é fornecer dados técnicos ao Governo Federal, para que o empreendimento possa buscar de investimentos. O prefeito destacou que o projeto de concessão do Aeroporto não é uma obra de um governo, mas de toda a cidade. "As entidades, associações, segmentos políticos e empresariais se uniram para trabalhar e viabilizar este grande projeto de expansão. Nosso objetivo é mudar o patamar do nosso aeroporto, por meio da implantação de uma pista maior e aumento do sítio aeroportuário, com capacidade para transporte de cargas. Isso trará mais qualidade para as pessoas que utilizam o equipamento e vai ser um grande catalizador de desenvolvimento da cidade de Londrina", afirmou Marcelo Belinati.

O reitor destacou que o convênio possibilita maior integração da Universidade com o município, apoiando a solução de uma demanda regional, que é o aeroporto. Ele destacou também que UEL é uma estrutura pública, de propriedade do povo do Paraná e que precisa ser utilizada quando o desafio é buscar o desenvolvimento. Pelo convênio assinado hoje, estudantes e professores do Centro de Tecnologia e Tecnologia (CTU), por meio dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e Construção Civil, deverão atuar na coleta de informações e na confecção de projetos.

Transporte público - Outro convênio formalizado esta manhã prevê o estudo técnico para a implantação de um sistema inovador de transporte por levitação magnética em Londrina, denominado Magleve, abrangendo também as cidades de Cambé e Ibiporã. Esse tipo de transporte utiliza levitação magnética, mais conhecida pela sigla MagLev (do inglês, Magnetic Levitation), indicado para cidades de porte médio.

De acordo com o diretor da CTU, professor Aron Petruci, os contatos com a UEL foram iniciados há cerca de um ano, por meio do professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Gilson Bergoc, atual Prefeito do Campus da UEL. Segundo Aron, trata-se de uma tecnologia de origem chinesa. Os fabricantes têm interesse em repassar a expertise, desde que exista um convênio estabelecido entre o poder executivo e uma Universidade Pública.

Na avaliação do professor do CTU, a proposta dos chineses é utilizar Londrina como uma vitrine do MaLev, abrindo possibilidades para levar a tecnologia para outros municípios. Ele adiantou que é uma alternativa de construção de custo mais baixo comparada ao metrô tradicional. "Para a UEL será uma experiência acadêmica muito interessante", definiu o diretor.

(Com informações do N. COM da Prefeitura de Londrina).

09h23 6º Simpósio de Gênero e Políticas Públicas traz o tema "Nenhum a menos"
  16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!