Londrina, Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019 -  Busca

16/09/2019

Inovatec: Marco Legal de inovação e patentes verdes

O coordenador-geral do Fórum de Assessores Parlamentares de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (Fórum CTIE), Gesil Sampaio Amarante Segundo, é um dos convidados para o 2ª Inovatec 2019, que será realizado no próximo dia 27 de setembro, às 8h30, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL. Inscrições no endereço 2ª Inovatec .

O professor falará sobre o tema "Marco Legal dos Estados e Política Institucional de Inovação". No mesmo dia o pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Paraná, Douglas Alves Santos, falará sobre o tema "Verde que te quero Verde - visão sobre as patentes verdes no Brasil".

As palestras integram o evento de inovação da UEL que tem o objetivo de implantar e fortalecer a política de inovação da Universidade, a partir de um sistema que alcance todo o Estado, engajando os diversos setores. O primeiro evento foi realizado no final de fevereiro passado abordando temas relacionados à definição e à implantação no Brasil.

Segundo a coordenadora do Inovatec, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), o objetivo é fomentar um ambiente de empreendedorismo na Universidade, envolvendo pesquisadores de várias áreas. Em nome disso ela está percorrendo todos os Centros de Ensino para ouvir e apresentar propostas de inovação.

"O primeiro evento foi uma sensibilização de toda a comunidade universitária. Queremos fomentar as ações de inovação e esclarecer que as iniciativas podem ser produtos, serviços ou mesmo consultorias", explica a coordenadora. De acordo com ela, a partir deste primeiro encontro, pesquisadores passaram por um período de adaptação para desenvolver habilidades, visando uma comunicação mais efetiva com o setor produtivo.

Política de inovação - Neste segundo grande encontro, no próximo dia 27, a partir das 14h30, na Sala 631, do Centro Educação, Comunicação e Artes (CECA), a programação prevê uma oficina sobre Política de Gestão da Inovação na Universidade, com a participação do coordenador-geral do Fórum de Assessores Parlamentares de Ciência, Tecnologia, Inovação, Gesil Sampaio Amarante Segundo. Segundo a professora Cristianne, esta oficina deverá colaborar para a construção de uma política sólida da UEL. "Precisamos ter um trabalho alinhado, conjunto e envolvendo o maior número possível de pesquisadores", define.

10h08 Projeto Capela Sonora apresenta guitarrista Pedro José, quinta-feira (17)
  10h19 Inscrições: 24ª edição da Semana da Física
  09h38 Campeonato de Xadrez integra programação da 24ª Semana da Física
  08h48 Encontro Integrado tem prazo final para inscrições em oficinas