Londrina, Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019 -  Busca

13/09/2019

Simpósio de Assistência Integral ao Idoso debate envelhecimento ativo

Simpósio capacita profissionais de Londrina e região

Foi aberto na noite da quinta-feira (12), no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), o 9º Simpósio de Assistência Integral ao Idoso, organizado pelo Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento da UEL (GESEN). A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Edgar Ramos Vieira, da Universidade Internacional da Flórida, dos Estados Unidos, que abordou o tema "Envelhecimento ativo e prevenção de quedas".

O Simpósio segue até esta sexta-feira, dia 13, com minicursos, mesa-redonda, exposição de pôster, apresentação oral e debates. A programação completa está disponível no site GESEN. O evento reúne os cursos de Serviço Social, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Psicologia. O objetivo é capacitar profissionais e a comunidade para o desenvolvimento do envelhecimento ativo.

Na abertura do evento, o professor Denilson de Castro Teixeira, do Departamento de Educação Física, do CEFE, apresentou a cartilha "Orientações para um estilo de vida mais ativo", que mostra diferentes formas de atividades físicas para idosos e dicas para um envelhecimento saudável. A publicação é resultado do programa de extensão "Envelhecimento Ativo", coordenado por ele, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população idosa de Londrina, com a prática de atividades físicas.

Publicação tem 43 páginas

O material é publicado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL (PROEX) e pelo Ministério da Educação, e será distribuído para todo o estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná (SESA).

GESEN - Ligado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), o GESEN é um grupo de pesquisa composto por equipe multiprofissional, que realiza projetos de pesquisa e ações comunitárias na área do envelhecimento. O grupo tem como foco temas relacionados à atenção à saúde do idoso, e realiza todo mês teleconferência, voltada para profissionais de saúde e cuidadores.

10h08 Projeto Capela Sonora apresenta guitarrista Pedro José, quinta-feira (17)
  10h19 Inscrições: 24ª edição da Semana da Física
  09h38 Campeonato de Xadrez integra programação da 24ª Semana da Física
  08h48 Encontro Integrado tem prazo final para inscrições em oficinas