Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

13/09/2019

Inovatec 2019 debate Marco Legal de inovação e patentes verdes

O coordenador-geral do Fórum de Assessores Parlamentares de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (Fórum CTIE), Gesil Sampaio Amarante Segundo, é um dos convidados para o 2ª Inovatec 2019, que será realizado no próximo dia 27 de setembro, às 8h30, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL. Inscrições no endereço 2ª Inovatec .

O professor falará sobre o tema "Marco Legal dos Estados e Política Institucional de Inovação". No mesmo dia o pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Paraná, Douglas Alves Santos, falará sobre o tema "Verde que te quero Verde - visão sobre as patentes verdes no Brasil".

As palestras integram o evento de inovação da UEL que tem o objetivo de implantar e fortalecer a política de inovação da Universidade, a partir de um sistema que alcance todo o Estado, engajando os diversos setores. O primeiro evento foi realizado no final de fevereiro passado abordando temas relacionados à definição e à implantação no Brasil.

Segundo a coordenadora do Inovatec, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), o objetivo é fomentar um ambiente de empreendedorismo na Universidade, envolvendo pesquisadores de várias áreas. Em nome disso ela está percorrendo todos os Centros de Ensino para ouvir e apresentar propostas de inovação.

"O primeiro evento foi uma sensibilização de toda a comunidade universitária. Queremos fomentar as ações de inovação e esclarecer que as iniciativas podem ser produtos, serviços ou mesmo consultorias", explica a coordenadora. De acordo com ela, a partir deste primeiro encontro, pesquisadores passaram por um período de adaptação para desenvolver habilidades, visando uma comunicação mais efetiva com o setor produtivo.

Política de inovação - Neste segundo grande encontro, no próximo dia 27, a partir das 14h30, na Sala 631, do Centro Educação, Comunicação e Artes (CECA), a programação prevê uma oficina sobre Política de Gestão da Inovação na Universidade, com a participação do coordenador-geral do Fórum de Assessores Parlamentares de Ciência, Tecnologia, Inovação, Gesil Sampaio Amarante Segundo. Segundo a professora Cristianne, esta oficina deverá colaborar para a construção de uma política sólida da UEL. "Precisamos ter um trabalho alinhado, conjunto e envolvendo o maior número possível de pesquisadores", define.

09h23 6º Simpósio de Gênero e Políticas Públicas traz o tema "Nenhum a menos"
  16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!