Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

09/09/2019

UEL e Universidade Meio comemoram 25 anos de mobilidade acadêmica

Comitiva japonesa é recebida no gabinete da reitoria

Os 25 anos do convênio de mobilidade acadêmica entre a UEL e a Universidade Meio, de Okinawa, no Japão, foram comemorados durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (9) no gabinete da reitoria com a participação de dirigentes, professores e estudantes das duas instituições. O convênio foi assinado inicialmente em maio de 1994, durante as festividades dos 90 anos da Imigração Japonesa, e renovado no ano passado. No decorrer destes anos a UEL recebeu 96 acadêmicos japoneses e enviou aproximadamente 75 brasileiros para cursos de língua japonesa e nas demais áreas oferecidas pela universidade, em Okinawa.

O reitor em exercício da UEL, professor Airton José Petris, agradeceu a visita das autoridades e professores, destacando os frutos da mobilidade neste um quarto de século, aprimorando conhecimentos e proporcionando a integração entre os dois países. "É uma iniciativa de grande importância, que precisa ser valorizada", destacou o reitor em exercício.

A coordenadora do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ), Estela Okabayashi, lembrou que as primeiras atividades de intercâmbio tiveram início ainda no final da década de 1970, quando a Universidade iniciava sua história. Posteriormente, foi criada uma estrutura para acordos de mobilidade e para incentivar o ensino da língua japonesa, que deram origem ao NECJ.

Estela explicou que diversos alunos da UEL atuam ou atuaram em consulados do Japão, o que demonstra que o trabalho vem rendendo bons resultados. O coordenador da Universidade Meio, Junji Sumie, destacou, em português, que o trabalho consiste em enviar estudantes japoneses para temporadas anuais de permanência na UEL, enquanto brasileiros são desafiados a permanecer no Japão para estudos e imersão na cultura. Ele lembrou que outros mais de 600 estudantes de Meio vieram ao Brasil, inclusive na UEL, para visitas institucionais. Como está se aposentando, esta foi a última participação do professor Junjie dentro do trabalho de mobilidade acadêmica entre as duas Universidades.

Estela Okabayashi, coordenadora do NECJ, Junji Sumie, coordenador da Universidade Meio, e Airton José Petris, reitor em exercício da UEL

Ao final do encontro, o reitor em exercício entregou uma placa em metal para o representante da Universidade Meio, destacando os 25 anos de atividades institucionais. O professor Junjie recebeu um presente pessoal, um troféu feito de peroba, confeccionado na Divisão de Marcenaria da Prefeitura do Campus da Universitário (PCU), com pedaços das árvores que caem naturalmente. A peroba representa o símbolo maior da Universidade, presente inclusive na logomarca da UEL.

Participaram da cerimônia no gabinete da Reitoria a chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas, a diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), Cristianne Cordeiro, a ex-vice reitora da UEL, professora Luzia Yamashita Deliberador e o professor visitante da Universidade Meio, Munetaka Ganaha - professor da Universidade San Ignacio de Loyola (Peru). Também estiveram presentes à cerimônia o vereador Eduardo Tominaga e o ex-vereador Roberto Kanashiro.

Confira a Galeria de Fotos