Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 22 de Setembro de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
06/09/2019  

Estudo aborda aprendizagem conceitual na pré-escola

José de Arimathéia

A pedagoga Terezinha de Paula Machado Esteves Ottoni tem 26 anos de carreira na UEL e atua no Centro de Educação Infantil. Naturalmente, a prática diária levanta questionamentos e estimula ações visando o desenvolvimento das crianças. Foi assim que, anos atrás, ela cursou a Especialização em Metodologia da Ação Docente na UEL e desenvolveu um trabalho sobre a História do CEI. No Mestrado, em 2005, estudou as relações de dominância entre crianças de 5 e 6 anos, baseando-se na Psicologia Histórico-Cultural, publicando resultados em eventos e artigos.

Assim como a inquietação profissional nunca termina, uma pergunta permanece: como favorecer o desenvolvimento psíquico infantil? Com quais ações? Algumas respostas foram dadas em sua tese de Doutorado, defendida em julho de 2016 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, e que foi lançada em livro - "Aprendizagem conceitual na Educação Pré-escolar" (editora Appris) - neste mês de agosto, em coautoria com a orientadora, professora Marta Sueli de Faria Sforni.

Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e pautada no pressuposto vigotskyano de que a aprendizagem de conceitos promove o desenvolvimento psíquico dos sujeitos, Terezinha trabalhou com 19 crianças de 4 e 5 anos do CEI/UEL durante cinco encontros, num período de cerca de dois meses, desenvolvendo uma série de atividades e gravando tudo em vídeo. O resultado foi a confirmação de que determinadas ações de ensino, calçadas em uma intencionalidade pedagógica, favorecem a aprendizagem de conceitos nesta etapa de desenvolvimento.

Para a pesquisadora, Vigotsky representa um aporte teórico valioso ao defender uma aprendizagem com componente social, pela interação cultural, diferente de outros teóricos de sua época, como Piaget, mais centrados na dimensão biológica do aprendizado. Mas é preciso haver, segundo ela, uma intencionalidade para aprender. "A criança precisa de arte, de cultura, de tecnologia", complementa. Isso porque - ela explica - a criança tem uma relação espontânea com os objetos e, se houver estímulos dados pela família e professor (este com rigor científico), ela aprenderá muito mais.

"Os conceitos científicos qualificam o conhecimento, que fica mais complexo. A criança organiza seu pensamento e isso representa um salto de qualidade no conhecimento", afirma Terezinha Ottoni

Um exemplo: para a criança em determinada fase de desenvolvimento, todo cachorro é o "Au au". Só depois ela aprende a distinguir um do outro com a ajuda do professor, com quem transpõe saberes e começa somar conhecimentos e a dominar conceitos de Anatomia e classificação biológica. "Os conceitos científicos qualificam o conhecimento, que fica mais complexo. A criança organiza seu pensamento e isso representa um salto de qualidade no conhecimento, porque os conceitos são apresentados não fechados, mas sistematizados", afirma a pedagoga. Isso tem a ver com o desenvolvimento das funções superiores de que fala Vigotsky.

COELHO BOTA OVO?

Em sua pesquisa, Terezinha trabalhou com os conceitos de ovíparos e mamíferos, um conteúdo pedagogicamente adequado para a faixa etária, previsto em currículo. Junto com duas professoras do CEI, criou uma Sequência Didática, ou seja, uma série de conteúdos e atividades variadas a partir do tema, com um caráter interdisciplinar.

De acordo com a pesquisadora, houve vários episódios que demonstraram que as crianças estavam aprendendo, como desenhos, e principalmente a verbalização e os questionamentos. "As crianças vêm com suas próprias vivências, extraescolares, e vimos que a escola apresentou algo novo". Um bom exemplo aconteceu quando o assunto era animais de fazenda - aliás, as crianças fizeram uma visita à Fazenda Escola da UEL. Terezinha conta que ver uma galinha botando ovos foi um dos momentos mais comemorados pelas crianças.

Mas surgiu a pergunta: "Coelho bota ovo?" Um aluno respondeu que sim, porque lembrou do Coelho da Páscoa. Mas outro corrigiu: "Não, ele traz o ovo, ele não bota", demonstrando algum grau de diferenciação da realidade. E outro aluno, que tinha um coelho em casa, afirmou que "coelhos não botam ovo".

Atividades como esta visita tanto foram preparadas em sala de aula quanto se transformaram em outras, como a produção de um texto coletivo, novamente em sala de aula.

CONTRIBUIÇÃO

Conforme Terezinha, as professoras envolvidas na pesquisa tiveram total adesão e avaliaram favoravelmente as ações. "A pesquisa contribuiu para os estudos curriculares da escola. Elas tiveram a teoria aplicada à prática", disse. Com um grupo de estudos e outras iniciativas, a pedagoga acabou envolvendo vários profissionais da instituição.

O saldo é a comprovação de que promover ações educativas direcionadas, com intencionalidade pedagógica, não apenas favorece a aprendizagem de conceitos como também maximiza o conhecimento. Mesmo brincando, as crianças aprenderam conceitos científicos e se abriram para muito mais.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.398. Confira a edição completa:




rodapé da notícia

  18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020
  15h22 Campanha informa sobre uso e funcionamento do marcapasso
  14h03 Graduandos da UEL praticam diplomacia em Simulação das Nações Unidas
  09h47 Sebec e Centro de Valorização da Vida promovem ações do Setembro Amarelo
  09h17 Teatro Ouro Verde recebe concerto com repertório de Astor Piazzolla
  09h05 Mesa-redonda no CECA debate fake news e (in)versão dos fatos
  18h15 Debate enfatiza formação docente como desafio do ensino étnico-racial
  18h15 Museu Histórico de Londrina comemora 49 anos com festa e cerimônia
  16h43 Curso reforça qualidade de produtos e serviços do HU/UEL
  16h01 Semana do Livro tem cursos e exposição que retrata Biblioteca Central
  15h23 Plantão da Clínica Odontológica Universitária passa a atender das 7 às 23 horas
  15h32 Quando o trabalho é a causa de doenças mentais
  15h07 Estudo amplia metodologia de análise de solos
  13h34 Convênio entre UEL e Prefeitura amplia estudos para melhoria de infraestrutura e transporte
  13h18 Série 'Quem estamos formando?' - Agronomia
  10h57 Jornalista Ivan Cosenza ministra palestra sobre humor político
  10h15 Projeto Capela Sonora traz shows com banda e duo, sexta-feira (20)
  11h15 Abertas inscrições para 2ª Simulação UEL das Nações Unidas
  09h33 NECJ divulga edital para intercâmbio acadêmico-cultural no Japão
  17h02 Cinco projetos são aprovadas na etapa final do Edital Sinapse de Inovação
  15h46 PROEX promove Feirinha da Cidadania nesta quinta-feira (19), no Calçadão
  14h03 Museu Histórico de Londrina celebra 49 anos
  13h51 Formandos de Artes Cênicas estreiam hoje 'Aos olhos de...'
  11h46 Seleção: 30 especialidades de Residência Médica
  11h00 Prova Pedestre 2019 abre inscrições e divulga percursos
  10h54 Governo oficializa R$ 13,7 milhões para custeio do segundo semestre da UEL
  10h19 Cerimônia marca aniversário de 49 anos do Museu Histórico de Londrina
  09h37 Espetáculo reflete aprendizado de estudantes do curso de Artes Cênicas
  09h00 Semana Acadêmica de Zootecnia engloba os temas pesquisa e profissão
  08h50 Professor da UEL é selecionado para mobilidade na Universidad de Granada
  08h35 UEL integra programação do Dia sem Carro e ação de abraço no Lago
  08h21 Filme nacional Deslembro estreia no Cine Com-Tour/UEL
  16h43 Núcleo de Acessibilidade promove campanha para aquisição de cadeira de rodas
  14h56 Solenidade "Farmácia 50 anos" homenageia professores do curso
  13h29 Série 'Quem estamos formando?' - Design Gráfico
  12h59 Programação especial marca os 50 anos do curso de Farmácia da UEL
  14h20 Abertas inscrições para 74 vagas em seis residências da área de saúde
  10h19 Inscrições: Semana de Química e Jornada de Pós-graduação
  09h15 Intuel abre edital para novas empresas e negócios de base tecnológica
  09h07 Fórum de Trabalhos Acadêmicos será realizado em 8 de outubro
  09h04 Seleção de mobilidades acadêmica oferta oportunidades em seis países
  18h01 Universidade e Prefeitura formalizam convênio para projetos de infraestrutura e transporte
  15h29 Vestibular dos Povos Indígenas será disputado por 750 candidatos
  11h44 UEL abre inscrições para 30 especialidades de residência médica
  13h37 Série 'Quem estamos formando?' - Física
  13h02 HU/UEL realiza programação especial para marcar Setembro Verde
  10h13 Inovatec: Marco Legal de inovação e patentes verdes
  09h18 Labted divulga Encontro sobre didática no ensino superior
  09h31 Nanotecnologia reduz em 10 vezes uso de herbicida para controle de erva daninha do milho
  10h15 35ª Semana de Química e Jornada de Pós-graduação estão com inscrições abertas
  08h40 HU/UEL promove atividades em comemoração ao Setembro Verde
D
DESTAQUES ::.

Quando o trabalho é a causa de doenças mentais

Estudo amplia metodologia de análise de solos

Jornal Notícia - 1.399

Professora defende proposta de reforma urbana
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br