Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
06/09/2019  

Estudo aborda aprendizagem conceitual na pré-escola

José de Arimathéia

A pedagoga Terezinha de Paula Machado Esteves Ottoni tem 26 anos de carreira na UEL e atua no Centro de Educação Infantil. Naturalmente, a prática diária levanta questionamentos e estimula ações visando o desenvolvimento das crianças. Foi assim que, anos atrás, ela cursou a Especialização em Metodologia da Ação Docente na UEL e desenvolveu um trabalho sobre a História do CEI. No Mestrado, em 2005, estudou as relações de dominância entre crianças de 5 e 6 anos, baseando-se na Psicologia Histórico-Cultural, publicando resultados em eventos e artigos.

Assim como a inquietação profissional nunca termina, uma pergunta permanece: como favorecer o desenvolvimento psíquico infantil? Com quais ações? Algumas respostas foram dadas em sua tese de Doutorado, defendida em julho de 2016 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, e que foi lançada em livro - "Aprendizagem conceitual na Educação Pré-escolar" (editora Appris) - neste mês de agosto, em coautoria com a orientadora, professora Marta Sueli de Faria Sforni.

Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e pautada no pressuposto vigotskyano de que a aprendizagem de conceitos promove o desenvolvimento psíquico dos sujeitos, Terezinha trabalhou com 19 crianças de 4 e 5 anos do CEI/UEL durante cinco encontros, num período de cerca de dois meses, desenvolvendo uma série de atividades e gravando tudo em vídeo. O resultado foi a confirmação de que determinadas ações de ensino, calçadas em uma intencionalidade pedagógica, favorecem a aprendizagem de conceitos nesta etapa de desenvolvimento.

Para a pesquisadora, Vigotsky representa um aporte teórico valioso ao defender uma aprendizagem com componente social, pela interação cultural, diferente de outros teóricos de sua época, como Piaget, mais centrados na dimensão biológica do aprendizado. Mas é preciso haver, segundo ela, uma intencionalidade para aprender. "A criança precisa de arte, de cultura, de tecnologia", complementa. Isso porque - ela explica - a criança tem uma relação espontânea com os objetos e, se houver estímulos dados pela família e professor (este com rigor científico), ela aprenderá muito mais.

Os conceitos científicos qualificam o conhecimento, que fica mais complexo. A criança organiza seu pensamento e isso representa um salto de qualidade no conhecimento", afirma Terezinha Ottoni

Um exemplo: para a criança em determinada fase de desenvolvimento, todo cachorro é o "Au au". Só depois ela aprende a distinguir um do outro com a ajuda do professor, com quem transpõe saberes e começa somar conhecimentos e a dominar conceitos de Anatomia e classificação biológica. "Os conceitos científicos qualificam o conhecimento, que fica mais complexo. A criança organiza seu pensamento e isso representa um salto de qualidade no conhecimento, porque os conceitos são apresentados não fechados, mas sistematizados", afirma a pedagoga. Isso tem a ver com o desenvolvimento das funções superiores de que fala Vigotsky.

COELHO BOTA OVO?

Em sua pesquisa, Terezinha trabalhou com os conceitos de ovíparos e mamíferos, um conteúdo pedagogicamente adequado para a faixa etária, previsto em currículo. Junto com duas professoras do CEI, criou uma Sequência Didática, ou seja, uma série de conteúdos e atividades variadas a partir do tema, com um caráter interdisciplinar.

De acordo com a pesquisadora, houve vários episódios que demonstraram que as crianças estavam aprendendo, como desenhos, e principalmente a verbalização e os questionamentos. "As crianças vêm com suas próprias vivências, extraescolares, e vimos que a escola apresentou algo novo". Um bom exemplo aconteceu quando o assunto era animais de fazenda - aliás, as crianças fizeram uma visita à Fazenda Escola da UEL. Terezinha conta que ver uma galinha botando ovos foi um dos momentos mais comemorados pelas crianças.

Mas surgiu a pergunta: "Coelho bota ovo?" Um aluno respondeu que sim, porque lembrou do Coelho da Páscoa. Mas outro corrigiu: "Não, ele traz o ovo, ele não bota", demonstrando algum grau de diferenciação da realidade. E outro aluno, que tinha um coelho em casa, afirmou que "coelhos não botam ovo".

Atividades como esta visita tanto foram preparadas em sala de aula quanto se transformaram em outras, como a produção de um texto coletivo, novamente em sala de aula.

CONTRIBUIÇÃO

Conforme Terezinha, as professoras envolvidas na pesquisa tiveram total adesão e avaliaram favoravelmente as ações. "A pesquisa contribuiu para os estudos curriculares da escola. Elas tiveram a teoria aplicada à prática", disse. Com um grupo de estudos e outras iniciativas, a pedagoga acabou envolvendo vários profissionais da instituição.

O saldo é a comprovação de que promover ações educativas direcionadas, com intencionalidade pedagógica, não apenas favorece a aprendizagem de conceitos como também maximiza o conhecimento. Mesmo brincando, as crianças aprenderam conceitos científicos e se abriram para muito mais.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.398. Confira a edição completa:




rodapé da notícia

  15h58 Professores e alunos de licenciaturas divulgam resultados do PIBID
  15h49 Integrantes do projeto OBMEP participam de Encontro Regional sobre IC
  15h38 Cursinho da UEL aprova 258 estudantes na 1ª fase do Vestibular 2020
  09h58 Ciclo Hannah Arendt 2019 tem inscrições abertas para ouvintes
  09h16 UEL aplica provas de residências do HU para 625 candidatos
  18h06 UEL inaugura oficialmente a primeira Usina Fotovoltaica da região de Londrina
  18h26 Professores participam de Colóquio Internacional sobre racismo na educação superior
  17h05 1ª fase do Vestibular 2020 tem 8.419 candidatos aprovados
  17h23 Divisão de Artes Cênicas recebe três apresentações da Cia. Grita de Palhaças
  11h03 Evento debate inovação, processos de análises e controles de processos
  10h38 Professora da UEL usa jogos que estimulam raciocínio lógico e criatividade
  10h15 Semana da Educação e Encontro Internacional têm mais de mil inscritos
  17h29 Primeira Usina Fotovoltaica da UEL será entregue nesta sexta (8)
  17h29 Pesquisadores debatem ações de Comitê de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos
  15h14 UEL participa de Seminário sobre direitos da criança, idoso e pessoa com deficiência
  09h40 Inscrições da Prova Pedestre 2019 da UEL terminam domingo (10)
  08h54 Edital da Capes oferece bolsas de doutorado na Alemanha
  08h26 Professora do CCE oferta minicurso sobre software "R", em Maringá
  10h40 Um Homem Fiel entra em cartaz no Cine Com-Tour/UEL
  15h35 Conselho aprova resolução que institui Liberdade de Cátedra nas atividades acadêmicas
  14h48 Semana da Educação Física e Esporte tem homenagem aos aposentados
  16h23 Programas intensificam formação de estudantes de licenciaturas
  09h56 Feirinha da Cidadania oferece opções de alimentos e artesanatos
  11h22 Gedal convida comunidade para observação da lua e planetas
  09h33 Grupo sobre Envelhecimento debate cuidados na demência avançada
  09h15 Professores e alunos participam de Encontro de Iniciação Científica
  08h57 HU/UEL promove Jornada de Práticas Assistenciais em Lesão de Pele
  16h18 Equipe do Museu de C&T participa da 8ª Ficiências, em Foz do Iguaçu
  15h54 Resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 sai dia 8, às 17 horas
  15h19 Campanha quer incentivar destinação de Imposto de Renda para entidades de Londrina
  15h09 Serviço Social e Associação de Voluntários promovem bazar
  14h59 Grupo Vocal Épocas e H.U em Canto fazem apresentações em Natal
  14h53 Campanha quer incentivar destinação de Imposto de Renda para entidades de Londrina
  14h40 Estudantes do curso de Odontologia são premiados em Congresso
  10h39 Seminário de mestrado UEL/Unimar contabiliza 193 trabalhos científicos
  09h50 Debate destaca o tema tecnologia para geração de energia renovável
  08h55 Abertas inscrições para o 1º Prêmio CAPES Talento Universitário
  08h36 Jornada de Práticas Clínicas debate psicologia clínica e interfaces com a Justiça
D
DESTAQUES ::.

Professores criam bioinseticida que elimina larvas d

Jornal Notícia - 1.402

Núcleo propõe solução inovadora para material descar

Clínica Psicológica é espaço de humanização e divers
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br