Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
06/09/2019  

Baixo volume de pacientes na madrugada faz COU alterar plantões

Agência UEL

A partir do próximo dia 20 de setembro o Pronto Socorro da Clínica Odontológica Universitária (COU) vai alterar o horário de atendimento, suspendendo os plantões durante a madrugada, da meia noite às 7 horas. O atendimento será concentrado nas atividades das 7 da manhã à meia noite, nos sete dias da semana.

A readequação está amparada em amplo estudo conduzido pela Direção da Clínica junto à Auditoria Interna e Pró Reitoria de Recursos Humanos (PROPRH), com pareceres da Procuradoria Jurídica, por meio de portaria instituída pela Reitoria, para estudar as escalas de trabalho naquele setor, que apontou uma média de apenas dois pacientes por plantão/dia durante a madrugada. Pesou ainda o grande desfalque que ocorrerá na equipe de apoio operacional pelos iminentes processos de aposentadorias das auxiliares odontológicas do noturno que se iniciarão a partir do dia 20 sem perspectivas de reposição de suas vagas.

A mudança de horário atenderá também aos princípios da transparência e da economicidade, cuja relação entre custo e benefício deve sempre ser observada na atividade pública. Segundo o diretor da COU, Hélion Lino Júnior, com a adequação, o Pronto Socorro da Clínica passará funcionar das 7 às 24 horas e concentrará as atividades de urgência nestes horários em que estatisticamente há alta procura pelos usuários, aumentando a equipe de plantonistas para possibilitar mais agilidade no fluxo dos pacientes e garantir a qualidade nos atendimentos considerando a classificação dos riscos estabelecida pela SESA/PR em parceria com as IEES paranaenses.

Hélion explica que o baixo volume de procura pelo horário da madrugada reforça este comportamento do paciente, que em geral, tem buscado pelo atendimento de urgência durante o expediente comercial ou no máximo até a metade da noite. "Nosso plantão é diferente de um Pronto Socorro hospitalar que soluciona casos de emergência médica onde o risco de vida é sempre considerado", acrescenta o diretor. Os procedimentos realizados no Pronto Socorro odontológico estão voltados para as urgências odontológicas, cuja condição clínica requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento.

As áreas atendidas são Cirurgia, Endodontia, Dentística, Prótese e Periodontia e os casos quase sempre se relacionam com traumas, abscessos, dores ou fraturas, consideradas ocorrências importantes, mas que podem ser controladas até o início do tratamento eletivo, sem risco de vida ao paciente.

COU - A Clínica Odontológica da UEL é a maior estrutura de ensino e atendimento odontológico do interior do estado. Somente em 2018 foram atendidos 88.382 pacientes, que resultaram em 254.629 procedimentos pelo SUS. Este volume reflete o importante trabalho realizado por professores, agentes universitários, alunos de graduação e pós-graduação nos Ambulatórios, Centro de Especialidades Odontológicas, Pronto Socorro e Projeto de Extensão em Saúde Bucal, que também trabalha a odontologia preventiva em escolas, centros comunitários e asilos na cidade de Londrina.


rodapé da notícia

  16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h51 10/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br