Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca

05/09/2019

UEL apoiará Judiciário do PR na mediação e conciliação de Processos Judiciais

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, assina convênio com o TJPR

A UEL e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) formalizaram nesta quarta-feira (4) convênio para treinamento e capacitação de recursos humanos visando ampliar a mediação e a conciliação em processos judiciais. O convênio foi assinado durante cerimônia com a presença do 2º vice-presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, e do reitor da UEL, Sérgio Carvalho, na noite desta quarta, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

Pelo convênio, professores da UEL deverão realizar treinamento para mediações e conciliações, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça, com base no Código de Processo Civil. Em 2015, foram criados os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). Segundo o desembargador, as Universidades representam as instituições ideais para a capacitação de advogados e operadores do Direito. Ele explica que o consenso entre as partes representa uma solução adequada, onde todos ganham, resolvendo o conflito de forma definitiva. "A mediação permite estabelecer um equilíbrio", resume o desembargador.

Além de representar uma alternativa cidadã, com maior participação dos envolvidos, a mediação colabora para desafogar o Judiciário. De acordo com o desembargador, atualmente o sistema nacional contabiliza 100 milhões de processos em andamento, sendo 3 milhões no Paraná. O coordenador do CEJUSCs em Londrina, juiz Bruno Regio Pegoraro, complementa que toda sentença judicial é imposta e acaba desagradando uma das partes. "Entendemos que por meio da conciliação se chega a um acordo que resulta na pacificação, sem contar que os cidadãos participam para construir a solução", explica. Ele acrescenta que a medida representa uma tendência a ser seguida pelo Judiciário, envolvendo juízes, advogados, universidades e estudantes.

Evento contou com a participação de estudantes, pesquisadores e professores da área de Direito

Segundo a diretora do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da UEL (EAAJ), Márcia Teshima, o TJ já vem promovendo o treinamento para a realização de mediações. A partir do convênio estabelecido com a Universidade, professores passam a integrar este trabalho, multiplicando o volume de pessoas envolvidas e fomentando esta cultura de Justiça mediadora.

Ela explicou que, em um segundo momento, a proposta é que os processos judiciais sob a responsabilidade do EAAJ também possam ser atendidos por meio de mediação. Os estudantes de Direito da UEL já tem contato com esta alternativa por meio da disciplina de Arbitragem. "Entendemos que é importante expandir esta cultura de mediação", conclui a professora.

Aliança - O reitor Sérgio Carvalho considerou o convênio como mais uma ação que deverá beneficiar a sociedade civil, cumprindo a função da Universidade de atender os cidadãos por meio de serviços, ensino, pesquisa, extensão e inovação. "Um termo de compromisso como este fortalece a nossa aliança com a sociedade, que é a verdadeira proprietária da Universidade", frisou o reitor.

Além da assinatura, o desembargador José Laurindo de Souza Netto falou sobre o tema "Sistema de Aplicação de Medidas Socialmente Úteis como Substitutivo Penal para Infrações de Menor Potencial Ofensivo" para uma plateia formada por estudantes, pesquisadores e professores da área de Direito.

Desembargador José Laurindo de Souza Netto, 2º vice-presidente do TJPR

Participaram da cerimônia o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência do TJ, Anderson Fogaça; o diretor do Fórum de Londrina, Luiz Valério dos Santos; o Procurador Geral do Município de Londrina, João Luiz Esteves; o promotor de Justiça, Eduardo Matini, os juízes Mauro Ticianeli, da 1ª Vara de Família de Londrina, e Alberto Volozo, da 5ª Vara Cível, além de pró-reitores e diretores de órgãos e de unidades da UEL.

16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)