Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

04/09/2019

Obra na Dez de Dezembro vence Maratona Fotográfica

A Maratona Fotográfica "Clic o Seu Amor por Londrina" divulgou nesta quarta-feira (4) os três ganhadores desta 9ª edição. A premiação será entregue durante a abertura da 9ª Exposição Fotográfica e do lançamento do calendário fotográfico de mesa do ano de 2020. A cerimônia está marcada para 6 de dezembro, às 20 horas, na Vectra Store (Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.225).

A fotografia vencedora é do fotógrafo Reinaldo dos Santos. O registro é de trabalhadores reinstalando o monumento "O Passageiro" em um morro ao lado da Rua Norman Prochet. Devido às obras de construção de um viaduto na rotatória das avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, o monumento precisou ser retirado do local em que estava originalmente instalado.

A fotografia vencedora foi registrada por Reinaldo dos Santos

Em segundo lugar, foi classificada a fotografia de Antonio Neto que documenta, em preto e branco, crianças que transitam inocentemente a pé e de bicicleta em um bairro de alta vulnerabilidade social na periferia de Londrina.

Antonio Neto fotografou crianças na periferia da cidade

Fechando a premiação, em terceiro lugar ficou classificada a fotografia de uma árvore florida, tomada pelo fotógrafo Emerson dos Santos Dias. Os três primeiros colocados receberão o prêmio de R$ 4.000, R$ 2.500 e R$ 1.500, respectivamente.

Imagem foi clicada por Emerson dos Santos Dias

Outras 100 fotografias selecionadas pela comissão julgadora farão parte da 9ª Exposição Fotográfica "Clic o Seu Amor por Londrina". As fotos ficarão expostas até março de 2020, no espaço da Vectra Store. Além disso, 26 fotografias estarão nos calendários de mesa 2020 e 2021 do Curso de Especialização em Fotografia, do CECA.

Comissão - Segundo Paulo Boni, organizador da Maratona e professor do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a fotografia vencedora atende bem ao principal objetivo das maratonas, que é "documentar as transformações paisagísticas urbanas e rurais de Londrina". Ele explica que o registro é importante para o projeto de documentação fotográfica "A história de Londrina contada por imagem", que registra as transformações da cidade entre os anos 2001 e 2020, e chega ao fim este ano.

Para a finalização do projeto será realizada no próximo ano uma grande exposição com as centenas de fotografias sobre Londrina, como uma forma de documentar a transformação da cidade. Na ocasião, Boni conta que também será lançado um livro sobre a história das maratonas e demais imagens produzidas durante as edições.

Além do professor da UEL, a comissão julgadora da 9ª Maratona Fotográfica foi formada por Sérgio Ranalli, fotógrafo e editor de fotografia da Folha de Londrina, Ronaldo Ronan Rufino, fotógrafo e representante do Foto Clube de Londrina, Flávio Alberto dos Santos Menoli, fotógrafo publicitário e professor de fotografia da Faculdade Pitágoras, e Júlio Cesar Perez, repórter fotográfico de Campina Grande (PB), como convidado externo.

A Maratona Fotográfica é promovida pelo Curso de Especialização em Fotografia da UEL, com apoio do Foto Célula, da Vectra Construtora e da Folha de Londrina.