Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 22 de Setembro de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
29/08/2019  

UEL contribui para a elevação de Londrina no Mapa do Turismo

Agência UEL

Feira das Profissões 2019 reúne mais de 15 mil estudantes do Paraná e de São Paulo

A produção e a disseminação da ciência atraem para Londrina milhares de visitantes todos os anos, fortalecendo-a como polo de eventos de grande porte em diversas áreas de conhecimento. A elevação do município à categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021), divulgado no início desta semana, reflete os resultados deste turismo de eventos, com grande participação da UEL, por meio de congressos, debates e palestras. Estimativa do Londrina Convention Bureau aponta que em 2019 serão realizados 3 mil eventos na cidade. Somente este ano a UEL já realizou ou tem cadastrado 416 eventos, totalizando mais de 24 mil participantes. Destes, 22 são internacionais e 38 nacionais, que deverão atrair palestrantes renomados e pesquisadores interessados em acompanhar os debates científicos. Os dados foram levantados junto à Assessoria de Tecnologia da Informação da UEL (ATI), com base nos eventos oficiais cadastrados na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Considerando o biênio 2018/2019, o volume de eventos cadastrados aumenta em grande proporção, chegando a 984, com 64.779 inscritos. São 44 eventos internacionais, 471 locais, 107 nacionais, 316 regionais e 46 estaduais. A diretora de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Maite Uhlmann, confirma que a elevação para a categoria A se deve à atração de turistas para eventos e negócios, já que a cidade não conta com atrativos naturais como praia, quedas e montanhas.

O que fortalece Londrina, explica ela, é oferecer uma série de atrativos para o visitante a partir de um roteiro de compras, restaurantes, bares, lanchonetes e lazer bem próximos durante a estadia local. Ela explica que a partir desta inserção, o município passa a ter condições de disputar recursos oficiais do Ministério do Turismo, juntamente com Foz do Iguaçu e Curitiba. "Entendemos que a UEL é um celeiro de eventos e mais do que isso, um grande banco de talentos. A Universidade tem participação gigante neste resultado", define a diretora.

O nível A é conferido aos municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. O levantamento nacional apontou 2.694 cidades de 333 regiões turísticas no país, validadas pelo Ministério do Turismo e incluídas na atualização da plataforma. No Paraná, são 14 regiões turísticas, segundo o novo mapa.

O presidente executivo do Convention Bureau, Arnaldo Falanca, detalha que o maior volume dos eventos da cidade está ligado à área acadêmica com grande participação da UEL e das demais Universidades e faculdades existentes. Outras áreas de eventos estão relacionadas aos setores de saúde, agronegócio, sociais (casamentos, formaturas e festas), além dos eventos corporativos e religiosos.

Ele considera a UEL como o maior captador dos eventos acadêmicos e defende que professores e servidores se envolvam cada vez mais nas ações do setor. O objetivo é equipar Londrina, tornando-a mais atrativa para quem vem de fora. "Esta elevação somente aumenta a nossa responsabilidade, pois necessitaremos preparar melhor a cidade para concorrer com as demais que estão na mesma categoria", define o executivo.                       
      
"Entendemos que a UEL é um celeiro de eventos e mais do que isso, um grande banco de talentos. A Universidade tem participação gigante neste resultado", define a diretora da Codel, Maite Uhlmann
      

Rede hoteleira - Além das centenas de eventos realizados anualmente, a UEL realiza o Vestibular, que historicamente ultrapassa a casa dos 20 mil inscritos, colaborando com o calendário de eventos fixos de grande importância para a rede hoteleira. Considerando ainda os acompanhantes dos candidatos, calcula-se que milhares de pessoas de outras cidades vêm para Londrina para realização da prova da 1ª fase, realizada no mês de outubro.

Outro evento de grande proporção é a Feira das Profissões, que em junho deste ano reuniu mais de 15 mil estudantes em visitas agendadas ao Campus Universitário para conhecer a estrutura dos 53 cursos de graduação. Segundo a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), os participantes da edição deste ano vieram de 193 escolas de 67 municípios - 51 do Paraná e 16 do estado de São Paulo.

Entre os grandes eventos já realizados em 2018 e 2019 se destacaram o Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos, com 1062 participantes; Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 622 inscritos; Congresso Paranaense de Microbiologia e Internacional Symposium of Mycology com 602 inscritos; Congresso Internacional de Educação - contextos educacionais, que ainda está com inscrições abertas e já conta com 415 inscritos; e o Congresso Brasileiro de Educação Sexual com 321 inscritos.

Somente esta semana estão sendo realizados diversos eventos na UEL, entre eles, o 4º Simpósio Nacional de História Militar, que trouxe à Londrina participantes de mais 30 instituições do país. Outro evento de grande porte é o 14º Workshop do Projeto Atlas Linguístico do Brasil, que reúne pesquisadores e estudantes de oito instituições brasileiras, todas Universidades Federais, além de pesquisadores da UEL.

A Universidade sedia ainda nestes dias a Jornada Internacional Brasil e Argentina (JIBA), que debate as formações de professores da área das Ciências Humanas, envolvendo especialmente as licenciaturas de Ciências Sociais e Letras-Espanhol. O evento busca também consolidar as ações de internacionalização entre a UEL e a Universidade Nacional de Córdoba, reunindo pesquisadores brasileiros e argentinos.

Comitiva da Universidade Nacional de Córdoba visita o campus da UEL

Outra ação relacionada à atração de visitantes decorre dos convênios, programas e acordos que a Universidade mantém com 136 Instituições de Ensino Superior de 28 países, segundo dados repassados pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Destes acordos, 86 são para a chamada mobilidade acadêmica, que permite a vinda e o envio de pesquisadores. Há ainda o recebimento de profissionais que vêm de outros locais para etapas de pesquisas e eventos, sem qualquer formalização ou acordo de mobilidade.


rodapé da notícia

  18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020
  15h22 Campanha informa sobre uso e funcionamento do marcapasso
  14h03 Graduandos da UEL praticam diplomacia em Simulação das Nações Unidas
  09h47 Sebec e Centro de Valorização da Vida promovem ações do Setembro Amarelo
  09h17 Teatro Ouro Verde recebe concerto com repertório de Astor Piazzolla
  09h05 Mesa-redonda no CECA debate fake news e (in)versão dos fatos
  18h15 Debate enfatiza formação docente como desafio do ensino étnico-racial
  18h15 Museu Histórico de Londrina comemora 49 anos com festa e cerimônia
  16h43 Curso reforça qualidade de produtos e serviços do HU/UEL
  16h01 Semana do Livro tem cursos e exposição que retrata Biblioteca Central
  15h23 Plantão da Clínica Odontológica Universitária passa a atender das 7 às 23 horas
  15h32 Quando o trabalho é a causa de doenças mentais
  15h07 Estudo amplia metodologia de análise de solos
  13h34 Convênio entre UEL e Prefeitura amplia estudos para melhoria de infraestrutura e transporte
  13h18 Série 'Quem estamos formando?' - Agronomia
  10h57 Jornalista Ivan Cosenza ministra palestra sobre humor político
  10h15 Projeto Capela Sonora traz shows com banda e duo, sexta-feira (20)
  11h15 Abertas inscrições para 2ª Simulação UEL das Nações Unidas
  09h33 NECJ divulga edital para intercâmbio acadêmico-cultural no Japão
  17h02 Cinco projetos são aprovadas na etapa final do Edital Sinapse de Inovação
  15h46 PROEX promove Feirinha da Cidadania nesta quinta-feira (19), no Calçadão
  14h03 Museu Histórico de Londrina celebra 49 anos
  13h51 Formandos de Artes Cênicas estreiam hoje 'Aos olhos de...'
  11h46 Seleção: 30 especialidades de Residência Médica
  11h00 Prova Pedestre 2019 abre inscrições e divulga percursos
  10h54 Governo oficializa R$ 13,7 milhões para custeio do segundo semestre da UEL
  10h19 Cerimônia marca aniversário de 49 anos do Museu Histórico de Londrina
  09h37 Espetáculo reflete aprendizado de estudantes do curso de Artes Cênicas
  09h00 Semana Acadêmica de Zootecnia engloba os temas pesquisa e profissão
  08h50 Professor da UEL é selecionado para mobilidade na Universidad de Granada
  08h35 UEL integra programação do Dia sem Carro e ação de abraço no Lago
  08h21 Filme nacional Deslembro estreia no Cine Com-Tour/UEL
  16h43 Núcleo de Acessibilidade promove campanha para aquisição de cadeira de rodas
  14h56 Solenidade "Farmácia 50 anos" homenageia professores do curso
  13h29 Série 'Quem estamos formando?' - Design Gráfico
  12h59 Programação especial marca os 50 anos do curso de Farmácia da UEL
  14h20 Abertas inscrições para 74 vagas em seis residências da área de saúde
  10h19 Inscrições: Semana de Química e Jornada de Pós-graduação
  09h15 Intuel abre edital para novas empresas e negócios de base tecnológica
  09h07 Fórum de Trabalhos Acadêmicos será realizado em 8 de outubro
  09h04 Seleção de mobilidades acadêmica oferta oportunidades em seis países
  18h01 Universidade e Prefeitura formalizam convênio para projetos de infraestrutura e transporte
  15h29 Vestibular dos Povos Indígenas será disputado por 750 candidatos
  11h44 UEL abre inscrições para 30 especialidades de residência médica
  13h37 Série 'Quem estamos formando?' - Física
  13h02 HU/UEL realiza programação especial para marcar Setembro Verde
  10h13 Inovatec: Marco Legal de inovação e patentes verdes
  09h18 Labted divulga Encontro sobre didática no ensino superior
  09h31 Nanotecnologia reduz em 10 vezes uso de herbicida para controle de erva daninha do milho
  10h15 35ª Semana de Química e Jornada de Pós-graduação estão com inscrições abertas
  08h40 HU/UEL promove atividades em comemoração ao Setembro Verde
D
DESTAQUES ::.

Quando o trabalho é a causa de doenças mentais

Estudo amplia metodologia de análise de solos

Jornal Notícia - 1.399

Professora defende proposta de reforma urbana
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br