Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 16 de Janeiro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
28/08/2019  

NDPH recebe acervo histórico do jornal Folha de Londrina

Agência UEL

Acervo histórico da Folha de Londrina no NDPH passa agora a ser maior que o do próprio jornal

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), recebeu a doação de todo material histórico do jornal Folha de Londrina. Essa é a quarta doação feita pelo veículo, realizada no último dia 17. Na ocasião, foram repassadas edições, anotações originais, gravações em fitas cassetes, negativos de imagens, colagens de diagramações, charges e, principalmente, fotos. 

O acervo histórico da Folha de Londrina no NDPH passa agora a ser maior que o do próprio jornal. Pela grande quantidade de material, o diretor do Núcleo, Marco Antonio Soares, estima que possa levar muito tempo para a conclusão da catalogação. "Entrarei em contato com a Folha. Se já tiverem um catálogo, acredito que levaremos uns três meses para processar tudo. Se não, serão anos", disse. Todo o material recebido está em excelentes condições. As edições dos jornais, por exemplo, estão encadernadas e colocadas em plásticos.

Para o armazenamento das imagens foi necessário distribuí-las em 60 gavetas de móveis para arquivos, também doados pela Folha. Além disso, a estrutura do Núcleo precisou ser remodelada para armazenar o material, com utilização da sala em que ficavam os estagiários do NDPH.

Acervo - Para completar o acervo, foi necessária a cooperação entre Folha de Londrina, UEL e Biblioteca Municipal de Londrina. Muitos itens do veículo que faltavam em uma instituição foram repassados às outras através de duplicatas. Marco Antonio salienta a relevância de um acervo completo. "Antes tínhamos apenas as edições. Agora, com os arquivos originais, é possível até questionar as versões documentadas nas edições".

No Núcleo, é possível encontrar também os primeiros conteúdos publicados pelo periódico. Com isso, o diretor do Núcleo destaca a relevância do NDPH para a preservação do acervo. "Os materiais mais consultados aqui são da Folha e prestamos serviço gratuito para qualquer pesquisador do Brasil. Se alguém de Recife quiser algum material de Londrina, ele pode entrar em contato que providenciamos", afirma Marco Antonio.

Imagens foram armazenadas em 60 gavetas de móveis para arquivos, também doados pela Folha de Londrina

Núcleo - O NPDH foi criado nos anos 70 e tem status de núcleo desde 2016. O Centro de documentação, como era chamado, trabalhava exclusivamente com pesquisa local e regional. A partir de 2005, deliberou-se pela reformulação e o órgão passou a abrigar também documentação de outras temáticas.


rodapé da notícia

  16h42 18/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM) - Parte 2
  16h41 18/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM) - Parte 1
  16h39 17/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 16/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h12 15/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h26 14/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br