Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca

26/08/2019

Placas informam sobre consumo racional de energia elétrica

Equipe da PCU instalou 18 placas ao longo do Campus

A equipe da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) instalou 18 placas ao longo do Campus Universitário, com o objetivo de informar a comunidade sobre as ações desenvolvidas durante os dois anos de execução do Projeto de Eficiência Energética da UEL, ligado ao Programa de Eficiência Energética da ANEEL/COPEL.

As placas foram instaladas em Centros de Estudos, Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Hospital Veterinário (HV), Restaurante Universitário (RU), entre outros locais. A atividade é realizada pelo Grupo de Trabalho Consumo Racional de Água e Energia, que realiza elaboração de campanhas para melhorar o uso de energia em todo o Campus, com material de divulgação, cartazes, eventos e treinamentos.

De acordo com o prefeito do Campus, Gilson Bergoc, nos próximos dois meses será realizada ainda distribuição de panfletos em diversos pontos da Universidade sobre as atividades do projeto, além de ações educativas para a eficiência energética. Ele informa ainda que está previsto a organização de seminário, no mês de novembro, para apresentar os resultados do projeto e as diversas ações executadas nos últimos dois anos, com visitas técnicas à usina fotovoltaica, localizada no estacionamento da Clínica Odontológica Universitária (COU), e ao biodigestor, instalado na Fazenda Escola.

Segundo Maria José Sartor, membro do GT Consumo Racional, a UEL é uma das poucas universidades ganhadoras do Edital Copel, que realiza o projeto sozinha, sem terceirização do serviço. A Instituição também apresentou ações a serem realizadas, desde a troca de lâmpadas e condicionadores de ar, até a criação da usina fotovoltaica. "Agora a UEL se coloca em cenário de sustentabilidade, de geração de energia eficiente", defende Maria José.

A criação dos GTs é uma exigência da ANEEL e da Copel para a aplicação do projeto. Por este motivo também foi criado o GT responsável pela etiquetagem dos Edifícios. A ideia é avaliar e classificar sob a ótica da eficiência energética e propor melhoria aos edifícios. As medições foram realizadas no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e puderam verificar a eficiência do edifício, além de propor ações para promover a eficiência energética. Os GTs são realizados em parceria com os Departamentos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Design e Administração, além da Prefeitura do Campus (PCU).

16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)