Londrina, Domingo, 23 de Fevereiro de 2020 -  Busca

23/08/2019

Comunidade da UEL participa do 3º Londrina Mais, no Parque Ney Braga

Estudantes do curso de Engenharia Elétrica, do CTU, divulgam o projeto Ramo Estudantil IEEE-UEL

Estudantes e professores da UEL estão entre os participantes da 3ª edição do Londrina Mais, considerado um dos maiores eventos da educação da região, que reúne dirigentes, estudantes e equipes escolas e Centros de Educação Infantil com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos e promover a integração com a comunidade. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, começou quinta-feira (22) e vai até este sábado, no Parque Governador Ney Braga, com entrada franca.

A UEL participa do Londrina Mais com estandes interativos e lançamento de obras relacionadas à educação. Pelo terceiro ano seguido a equipe do Museu de Ciência e Tecnologia levou experimentos para ensinar, de forma lúdica, fundamentos científicos. Este ano os visitantes puderam ver de perto a Bobina de Tesla, transformador capaz de gerar uma tensão altíssima. A combinação de alta frequência e alta tensão gera um campo elétrico, propagando faíscas.

Outro equipamento foi o gerador de Van de Graaff, uma máquina eletrostática, utilizada em física nuclear para produzir tensões elevadas necessárias em aceleradores de partículas. O gerador produz o efeito de eletrizar os cabelos, atraindo a curiosidade de estudantes.

Equipe do Museu de Ciência e Tecnologia demonstrou experimentos da área de Física

Confira a interação das crianças com os experimentos

Outro estande que despertou olhares curiosos foi o dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, reunidos em torno do projeto Ramo Estudantil IEEE-UEL. Os acadêmicos apresentaram os robôs Otto Buts, desenvolvidos a partir de projetos de robótica, além da harpa laser. O projeto foi desenvolvido pelos próprios estudantes, uma estrutura que representa uma tela de iluminação, com feixes de laser que reproduzem os sons do instrumento. Os estudantes Gabriel Polvani, Guilherme Cavaleri e Bruce Kenshin, todos do 3º ano, explicaram que a participação no Londrina Mais busca demonstrar aos estudantes de ensino fundamental e médio que é possível fazer ciência de forma divertida.

Projeto de extensão - A educação infantil também foi tema do Londrina Mais, e os participantes do projeto de extensão da UEL denominado "Apropriações teóricas e suas implicações na educação infantil", coordenado pela professora Cassiana Magalhães, do departamento de educação, estiveram no evento coletando entrevistas e depoimentos e discutindo as ações implementadas no município de Londrina, com objetivo de compreender e divulgar as boas práticas realizadas nesta importante etapa da educação básica. As entrevistas serão divulgadas no blog - www.blogbaguncei.com.br. A professora também ministrou uma palestra na quinta-feira(22) com o título "Quem quer organizar essa bagunça põe o dedo aqui: a ambientação do espaço e a promoção do desenvolvimento das crianças na educação infantil".

Cassiana Magalhães com a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Londrina

Lançamento - Três livros produzidos dentro do programa Contação de Histórias do Norte do Paraná: memórias e educação patrimonial foram lançados nesta sexta-feira, dentro da programação do Londrina Mais. As obras são assinadas pelas professoras Regina Célia Alegro, Eliana Aparecida Candoti, Márcia Rejaine Piotto e Payakan Gadje Uvupuru e são resultado de três anos de estudos sobre ações relativos à memória, envolvendo professores e estudantes da Educação Básica e Ensino Superior, com ações voltadas à educação patrimonial.

Os livros contaram com apoio do Ministério da Educação, por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt), Museu Histórico de Londrina da UEL e Secretaria Municipal de Educação e serão distribuídos nas escolas da Rede Municipal de Ensino, Escola Estadual Marcelino Champagnat e Bibliotecas.

18h02 Atividades administrativas na UEL serão retomadas na quinta-feira (27)
  17h25 Edital divulga selecionados para Prova do Curso Especial Pré-Vestibular
  16h15 Oficina no CCB reforça combate ao mosquito da dengue no Campus
  14h51 UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE