Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
23/08/2019  

Réplica da primeira Catedral de Londrina ganha revitalização

Agência UEL

Servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) concluíram o trabalho de revitalização interna e externa da réplica da primeira Catedral de Londrina, localizada do Campus Universitário, utilizada para apresentações e intervenções culturais, além de servir como espaço para atividades acadêmicas. O prédio recebeu pintura em verniz, restabelecendo o aspecto natural da madeira, de forma semelhante ao prédio histórico, construído na década de 1930, no centro da cidade.

"Estas intervenções de pequeno porte buscam a correção dos danos sofridos ao longo do tempo", explica Ana Heloisa Molina, vice-diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), acrescentando que a revitalização garante a permanência da identidade cultural e a conservação do patrimônio histórico.

Segundo a museóloga Gina Esther Issberner, o trabalho mereceu planejamento e empenho por parte da equipe do setor de marcenaria, ligada à Diretoria de Equipamentos da Prefeitura do Campus. Devido à altura da construção, são mais de oito metros do chão até à cumeeira, para realizar a pintura foi necessário o uso de escadas especiais e de um caminhão munck equipado com sistema hidráulico.

História - Localizada no Calçadão do Campus, em frente à Casa do Pioneiro, a construção se destaca na paisagem pelo fato de ser uma cópia idêntica da primeira Igreja Matriz, erguida em Londrina no ano de 1934. A réplica da UEL possui redução de 30%, em relação à original, com projeto desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e inaugurado em 1997, na ocasião do aniversário da cidade.

Caminhando pelo local, observamos o cuidado na manutenção do entorno, como por exemplo a implantação de um conjunto de mesas para o uso de estudantes em frente à Casa do Pioneiro, um maior número de bancos naquela área do calçadão, o reforço na iluminação das edificações e o monitoramento eletrônico. Estas iniciativas partiram da necessidade de valorização do patrimônio cultural. Além da Réplica, o conjunto é formado pela Casa do Pioneiro e pela Casa Agari.

Atualmente o CLCH Cultural desenvolve na Réplica da Capela exposições temporárias com a possibilidade de visitas mediadas e apresentações de música com a iniciativa do Capela Sonora, que acontecem às sextas-feiras, 12h30. Interessados em agendar visita mediada podem fazer contato pelo telefone (43) 3371-0596.

Nesta sexta-feira (23), às 12h30, a apresentação será do grupo Armila, formado por Daniel Gouveia (piano), Fábio Furlanete (sax tenor), Lucas Procencio (contrabaixo acústico), Ricardo Dantas (sax soprano), Scalassara Prando (percussão e live-electronics) e o músico convidado Chris Vine (guitarra e live-electronics).


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br