Londrina, Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2020 -  Busca

23/08/2019

Réplica da primeira Catedral de Londrina ganha revitalização

Servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) concluíram o trabalho de revitalização interna e externa da réplica da primeira Catedral de Londrina, localizada do Campus Universitário, utilizada para apresentações e intervenções culturais, além de servir como espaço para atividades acadêmicas. O prédio recebeu pintura em verniz, restabelecendo o aspecto natural da madeira, de forma semelhante ao prédio histórico, construído na década de 1930, no centro da cidade.

"Estas intervenções de pequeno porte buscam a correção dos danos sofridos ao longo do tempo", explica Ana Heloisa Molina, vice-diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), acrescentando que a revitalização garante a permanência da identidade cultural e a conservação do patrimônio histórico.

Segundo a museóloga Gina Esther Issberner, o trabalho mereceu planejamento e empenho por parte da equipe do setor de marcenaria, ligada à Diretoria de Equipamentos da Prefeitura do Campus. Devido à altura da construção, são mais de oito metros do chão até à cumeeira, para realizar a pintura foi necessário o uso de escadas especiais e de um caminhão munck equipado com sistema hidráulico.

História - Localizada no Calçadão do Campus, em frente à Casa do Pioneiro, a construção se destaca na paisagem pelo fato de ser uma cópia idêntica da primeira Igreja Matriz, erguida em Londrina no ano de 1934. A réplica da UEL possui redução de 30%, em relação à original, com projeto desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e inaugurado em 1997, na ocasião do aniversário da cidade.

Caminhando pelo local, observamos o cuidado na manutenção do entorno, como por exemplo a implantação de um conjunto de mesas para o uso de estudantes em frente à Casa do Pioneiro, um maior número de bancos naquela área do calçadão, o reforço na iluminação das edificações e o monitoramento eletrônico. Estas iniciativas partiram da necessidade de valorização do patrimônio cultural. Além da Réplica, o conjunto é formado pela Casa do Pioneiro e pela Casa Agari.

Atualmente o CLCH Cultural desenvolve na Réplica da Capela exposições temporárias com a possibilidade de visitas mediadas e apresentações de música com a iniciativa do Capela Sonora, que acontecem às sextas-feiras, 12h30. Interessados em agendar visita mediada podem fazer contato pelo telefone (43) 3371-0596.

Nesta sexta-feira (23), às 12h30, a apresentação será do grupo Armila, formado por Daniel Gouveia (piano), Fábio Furlanete (sax tenor), Lucas Procencio (contrabaixo acústico), Ricardo Dantas (sax soprano), Scalassara Prando (percussão e live-electronics) e o músico convidado Chris Vine (guitarra e live-electronics).

16h03 6º Simpósio de Gênero e Políticas Públicas recebe inscrições de trabalhos
  15h20 Profissionais estrangeiros buscam experiência na Bebê Clínica da UEL
  11h53 Começam dia 2 inscrições para modalidades de atividades físicas do NAFI
  11h29 Simpósio e seminário debatem os temas clínica psicanalítica e psicanálise