Londrina, Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020 -  Busca

22/08/2019

Inovatec.CCE reúne pesquisadores e aproxima academia da iniciativa privada

Palestrante convidado, o executivo César Belinati

Pesquisadores do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL deram o primeiro passo para difundir os resultados dos projetos acadêmicos, visando a aproximação de empresas interessadas com foco na inovação. Professores e estudantes dos Departamentos de Estatística, Bioquímica e Biotecnologia, Computação, Física, Geociências, Matemática e Química participaram nesta quinta-feira (22) do Evento Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec.CCE), na sala de Multimeios do Centro. A programação conta com relatos de cases de indústrias solidificadas na inovação e apresentações orais dos pesquisadores para difundir ideias para investidores, sócios ou parceiros.

O Inovatec teve início na UEL em fevereiro passado, quando foram apresentados projetos desenvolvidos pelos pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). Além do evento do CCE, o cronograma prevê outras duas reuniões do gênero, completando o ciclo dos nove Centros de Estudos existentes na UEL.

Segundo o reitor Sérgio Carvalho, eventos como o Inovatec demonstram na prática como a Universidade pode fazer a diferença na sociedade. "Entre nossas missões está ajudar o desenvolvimento do país e da humanidade. Nossos laboratórios produzem conhecimento que precisa chegar à sociedade, que é o legítimo dono da nossa Instituição", afirmou. O reitor lembrou que a inovação é uma das formas da Universidade se tornar mais forte e parceira do cidadão, gerando renda e oportunidades. "A sociedade é nossa financiadora. É a ela que devemos prestar nossos serviços", definiu.

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, destacou a importância da inovação produzida pela Universidade

Para o diretor em exercício do CCE, professor Alan Salvani Felinto, os sete Departamentos que integram o Centro têm grande potencial, mas falta integração com a sociedade. O professor afirmou que a inovação pode ser uma grande oportunidade não só para a Universidade, mas também para a iniciativa privada nesta época de grave crise financeira, abrindo oportunidades de investimentos e geração de riqueza a partir de novas tecnologias geradas. Na parte da tarde, pesquisadores de várias áreas farão apresentações orais no formato Pich, linguagem utilizada em eventos de empreendedorismo para difundir ideias junto aos investidores, sócios ou parceiros.

Participaram da abertura do Inovatec.CCE, a professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN); professor Cesar Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia e coordenador geral do evento; o diretor da Aintec da UEL, professor Edson Miura; a professora Zilda Andrade, diretora de Planejamento e Apoio Técnico da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade e o professor Ivan Lupiano Dias, aposentado do Departamento de Física da UEL, um dos pioneiros na difusão da inovação na Universidade e UEL e na região de Londrina.

Case mundial - A palestra de abertura foi com o executivo César Belinati, diretor de pesquisa e inovação da Angelus Produtos Odontológicos, empresa fundada em 1994, com foco em ciência e tecnologia. A indústria tem sede na região leste de Londrina e exporta hoje para 84 países.

O executivo narrou a rápida história de criação e expansão da empresa, iniciativa do cirurgião dentista, Roberto Alcântara, a partir da necessidade de reduzir o tempo de atendimento para seus pacientes, em tratamentos de canais dentários. Com visão empreendedora, Roberto percebeu que criou ferramentas que tinham muito de tecnologia e inovação e acabou conseguindo parcerias fundamentais para chegar ao mercado internacional, com organizações como cimento Votorantim e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Atualmente a empresa, que tem quatro linhas de produtos, dispositivos odontológicos direcionados ao mercado mundial, mantém parcerias com várias Universidades e centros de pesquisa. Além de desenvolver atividades alicerçadas em inovação, a Angelus também investe em propriedade industrial.

Programação Inovatec.CCE (tarde)

14:00/14:10 - Abertura das apresentações.

14:10/15:30 - Apresentações Orais (Pitch) dos Pesquisadores.

15:30/16:00 - Intervalo.

16:00/16:20 - Palestra Informativa: AINTEC e formatos de colaboração.

16:20/17:40 - Apresentações Orais (Pitch) dos Pesquisadores.

17:40/18:00 - Considerações finais e encerramento.

18h02 Atividades administrativas na UEL serão retomadas na quinta-feira (27)
  17h25 Edital divulga selecionados para Prova do Curso Especial Pré-Vestibular
  16h15 Oficina no CCB reforça combate ao mosquito da dengue no Campus
  14h51 UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE