Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

21/08/2019

Pesquisadores de Exatas mostram possibilidades de parcerias para inovação

Pesquisadores do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL promovem o evento Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec.CCE), nesta quinta-feira (22), a partir das 8 horas, na Sala Multimeios do CCE, no Campus Universitário. O objetivo é apresentar a produção dos Departamentos de Estatística, Bioquímica e Biotecnologia, Computação, Física, Geociências, Matemática e Química, aproximando as competências da academia da demanda de soluções locais de Londrina.

A expectativa é atrair empresários dos setores de Química e Materiais, Cosméticos, Agronegócio e Saúde para conferir as apresentações com foco em resultados concretos como pesquisas aplicadas, consultorias ou palestras. Segundo o diretor do CCE, professor Silvano César da Costa, o evento pretende abrir um diálogo entre pesquisadores e a sociedade. A proposta é que os pesquisadores façam apresentações orais no formato Pich, linguagem utilizada em eventos de empreendedorismo para difundir ideias para investidores, sócios ou parceiros. A programação terá início às 8h45, com palestra do executivo César Belinati, da Angelus Produtos Odontológicos, empresa fundada em Londrina em 1994, com foco em ciência e tecnologia.

Para o vice-diretor do CCE, professor Alan Salvani Felinto, o Inovatec.CCE pretende derrubar barreiras e aproximar pesquisadores da iniciativa privada, com vistas a um cenário de inovação e oportunidades. Ele explica que o evento tem como parceiros a Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC) e Reitoria da UEL, além do Sebrae Londrina.

São vários os modelos que podem amparar a pesquisa realizada dentro da Universidade e ser compartilhada com a iniciativa privada, com foco na criação de um novo produto ou serviço. Hoje, a UEL mantém o Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), devidamente legalizado que pode auxiliar esta parceria. Outra ferramenta importante é a própria Aintec, especializada no desenvolvimento tecnológico e que pode dar apoio para que empresas e pesquisadores desenvolvam projetos conjuntos.

8:45 - Abertura do Evento.

9 horas - palestra: Case de Pesquisa e Inovação na Indústria.

10:30 - palestra: Ecossistema de inovação. Tarde: Rodada de Oportunidades.

14 horas - Abertura das apresentações.

14:10 - Apresentações Orais (Pitch) dos Pesquisadores.

16 horas - Palestra Informativa: AINTEC e formatos de colaboração.

16:20 - Apresentações Orais (Pitch) dos Pesquisadores.

17:40 - Considerações finais e encerramento.