Londrina, Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020 -  Busca

19/08/2019

LEX disponibiliza serviços nas áreas do Direito empresarial, trabalhista e tributário

A Empresa Júnior do curso de Direito, LEX, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), tem serviços nas áreas do Direito empresarial, trabalhista e tributário. São ofertados assessoria para abertura de empresas, contratos, contratos sociais, contratos de prestação de serviços, consolidação de registro de marca, registro de patente, além de consultorias e opiniões legais a respeito de variados assuntos.

Formada por 26 estudantes e 13 trainees, a LEX, autorizada e reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), soma cerca de 40 novos clientes de 2018 até este ano. Em número de projetos, ao todo foram 27 em 2017, 44 em 2018 e atualmente estão com 13 novos projetos, sem interferir em questões jurídicas, só não interfere em serviços prestados por um advogado, como defesas, alegações, petições, entre outros.

Entre os trabalhos mais recentes, realizado no final do ano passado, a equipe da LEX foi responsável pela colocação no mercado do Aplicativo EcoFood. Foram elaborados o termo de confidencialidade, abertura de contrato, além de registro da marca e termo de adesão destinados aos estabelecimentos participantes, no caso restaurantes.

Aprendizagem - Sem dúvida, segundo o presidente da LEX, Emanuel Marcondes, do 3º ano, a atuação dos alunos na Empresa Júnior é complementar à formação profissional, auxiliando no desenvolvimento de habilidades importantes para os futuros advogados. São atividades práticas e técnicas, ofertadas por meio de treinamentos e desenvolvimento de projetos, sempre com foco no crescimento individual. São investidos esforços no sentido de aprimorar a oratória, organização, planejamento e persuasão, habilidades essenciais para o exercício da advocacia.

Periodicamente, a equipe da LEX promove processo seletivo para novos integrantes. A seleção é composta por entrevistas, dinâmicas a respeito de como funcionam as atividades, além da fase de trainee. "A gente sabe que o mercado está constantemente exigindo esses tipos de habilidades. Ter uma pessoa que já sai da faculdade com bases sólidas é interessante para a empresa e para nós", salienta o presidente.

Ele ressalta ainda a importância da integração com dos demais estudantes da Universidade, visando inclusive divulgar o trabalho da LEX junto à comunidade universitária. Por outro lado, o presidente destaca a importância das ações do grupo, no sentido de fortalecer as ações e projetos sociais. "Nossa empresa presa muito pelo viés social e por isso, temos uma diretoria de Responsabilidade Social. É necessário ter um olhar voltado para a sociedade como um todo e saber que não fazemos nada sozinho", pontua Emanuel.

Vale lembrar que a empresa júnior conquistou o 3º lugar no Desafio Todos Juntos Pela Educação no final do ano passado, com o projeto Direito nas Escolas, cujo objetivo é levar aulas sobre democracia para alunos de ensino médio, de forma didática e educativa. De fato, a avaliação para escolha do vencedor foi realizada com base no impacto social, escalabilidade, viabilidade e nível de inovação dos projetos.

Rede - A LEX está inserida no movimento nacional das empresas juniores, com foco em soluções jurídicas de qualidade, além de desenvolver líderes engajados com o empreendedorismo. As empresas juniores (EJs) estão presentes em todos os 26 estados do Brasil, organizadas em instâncias: o Núcleo de Empresas Juniores (NEJ), responsável pelas EJs em Londrina; a Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (FEJEPAR), que assiste as EJs do Paraná e a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), responsável pelas empresas juniores do Brasil inteiro.

O Planejamento Estratégico de Rede é realizado trienalmente e discute novos objetivos. Atualmente, as empresas juniores visam ser mais fortes e conectadas, em todo o Brasil, formando líderes que fazem projetos de alto impacto. Para tanto, os projetos precisam estar conectados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço - Os interessados em contratar os serviços prestados pela LEX podem entrar em contato pelo site - Empresa Junior de Direito UEL. Ou pelo e-mail lexuelmail@gmail.com.

18h02 Atividades administrativas na UEL serão retomadas na quinta-feira (27)
  17h25 Edital divulga selecionados para Prova do Curso Especial Pré-Vestibular
  16h15 Oficina no CCB reforça combate ao mosquito da dengue no Campus
  14h51 UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE