Londrina, Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019 -  Busca

19/08/2019

UEL conquista três primeiros lugares do Startup Challenge Polo da Saúde

Equipe que alcançou o 1º lugar ganhou prêmio no valor de R$ 5 mil

A UEL conquistou os três primeiros lugares no 1º Startup Challenge Polo da Saúde Londrina 2019, realizado neste final de semana, no Hospital do Câncer de Londrina (HCL). Ao todo 17 equipes, reunindo mais de 120 pessoas, professores e estudantes da UEL, ITFPR, UTFPR, SENAI, além de alunos e profissionais ligados à área de Tecnologia da Informação e de Informática participaram do desafio, que teve o objetivo de desenvolver soluções para problemas relacionados à realidade hospitalar.

O tema deste ano foi "Humanização na assistência ao paciente e acessibilidade ao atendimento". O 1º lugar ficou com a equipe liderada pelo professor Henrique de Santana, do Departamento de Química, do Centro de Ciências Exatas (CCE), acompanhado dos estudantes Ana Lúcia de Souza Madureira Felício, Aline Domingues Batista, Jéssica Maia Storer e Rafael Loni Martins que desenvolveram um Biofilme, a base de fibroína de seda. A equipe ganhou um prêmio de R$ 5 mil.

Além de ser economicamente viável, a Fibroína em seda representa um recurso natural e abundante na região. A proposta é utilizar o material incorporando alguns fármacos e nanopartículas de prata, gerando biofilmes capazes de realizar o tratamento de lesões tumorais.

Equipe que ficou em 2º lugar

O 2º lugar ficou com a equipe formada pelos estudantes Henrique Motoki de Oliveira, juntamente com Geovana Teixeira da Silva, Luiz Ricardo Cordeiro da Silva, Mohamad Walyd Nabil Geha e Renan Ricoldi Fróis Pedro, que desenvolveram um aplicativo denominado Ailie, que quantifica o tempo de jejum dos pacientes com base em registros dos horários das refeições. O objetivo é subsidiar alertas aos profissionais da saúde quanto à necessidade de prescrição de dieta ou a permanência em jejum. A equipe recebeu R$ 3 mil pela conquista.

Já o 3º lugar ficou com a equipe liderada pelos professores Jacques Brancher, Alexandre Urbano e Cesar Tischer, que trabalharam com os estudantes Gabriel Gardin e Yago Pereira. A equipe criou o Sistema Hospitalar de Decisão (SHD), um sistema de apoio à tomada de decisão baseado na identificação do paciente e seus sinais vitais. Os sinais são obtidos por pulseira com sensores de saturação de oxigênio, temperatura e frequência cardíaca, que se comunicam com um sistema de gerenciamento de dados e aplicativo para notificação hierárquica da equipe médica. A equipe recebeu um cheque de R$ 2 mil.

Equipe que conquistou o 3º lugar

Pelo menos três soluções, não necessariamente as vencedoras, deverão ser utilizadas e testadas a partir de agora pelo Hospital do Câncer, considerado referência no tratamento especializado na região, realizando 2 mil atendimentos /dia em pacientes provenientes de mais de 220 municípios do Paraná. Segundo a direção do Hospital, a competição foi realizada para incentivar o uso de tecnologias inovadoras no ambiente hospitalar, representando uma visão externa da academia para solucionar problemas internos.

Mais de 40 mentores, ou seja, profissionais das áreas de saúde e tecnologia, participaram da competição oferecendo informações e consultoria durante todo o evento. Para incentivar a participação das equipes, o 1º Startup Challenge contou também com a participação de embaixadores, professores convidados para auxiliar na formação das equipes competidoras. Na UEL os embaixadores foram a professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), o professor Henrique de Santana, do Departamento de Química e o professor Cesar Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia.

A banca avaliadora foi formada pelo presidente HCL, Francisco Ontivero; Mara Fernandes, gestora de ações estratégicas e projetos do HCL; Kentaro Takahara, conselheiro do HCL; Cristiano Teodoro Russo, presidente do Grupo Salus; Lucas Ferreira Lima, gestor do projeto startups do Sebrae; Nilvaldo Benvenho do grupo SmartVelo e Gilmar Machado presidente do Arranjo Produtivo Local de Ciência e Tecnologia da Informação.

18h15 Debate enfatiza formação docente como desafio do ensino étnico-racial
  18h15 Museu Histórico de Londrina comemora 49 anos com festa e cerimônia
  16h43 Curso reforça qualidade de produtos e serviços do HU/UEL
  16h01 Semana do Livro tem cursos e exposição que retrata Biblioteca Central