Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
19/08/2019  

Ouro Verde e Divisão de Artes Cênicas recebem atrações do FILO

Agência UEL

Filo apresenta Lume Teatro no Ouro Verde, nesta segunda-feira (19)

O Lume Teatro volta a se apresentar dentro da programação do FILO 50+1 nesta segunda-feira (19), às 20h30, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85 - Calçadão). A companhia de Campinas, uma das maiores referências do teatro de grupo de Brasil, trouxe para o Festival a montagem "Kintsugi, 100 Memórias".

A montagem é uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. Para nós, a memória não é nem monumentalista nem autocomplacente; é, sim, um exercício do presente para revisitar as crises passadas, os erros cometidos, as cicatrizes - pessoais e coletivas - que a história nos deixou e, assim, corrigir o nosso futuro; é o reencontro com a dor como ato de superação.

Em termos cênicos, o espetáculo busca assumir as premissas conceituais anteriormente narradas e propõe, a partir da exibição de 100 memórias, uma dramaturgia autoficcional desconstruída de maneira não narrativa que transita perifericamente pela história dos intérpretes, suas histórias em grupo e, como projeção, pela história dos espectadores. Kintsugi, ou a beleza da imperfeição, é uma palavra japonesa que significa emenda com ouro. Essa arte consiste em reparar cerâmica quebrada com uma mistura de laca e pó de ouro, prata ou platina.

No começo da peça um vaso é quebrado, e no transcorrer do espetáculo os atores se revezam para reconstruir o objeto, que ganha mais valor ao mostrar com evidência suas cicatrizes e memórias. No palco, a dança das recordações é sempre alimentada por uma cenografia emotiva: pedaços de cenários, adereços, figurinos, objetos presentes em décadas de montagens que, também eles, detonam memórias - memórias que, para o Lume, são um exercício do presente para revisitar as crises passadas, os erros, as cicatrizes pessoais e coletivas, um reencontro com a dor como forma de superação.

O Lume existe há 34 anos. Vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de pesquisas Teatrais da Universidade de Campinas, o grupo estuda o trabalho do ator enquanto corpo, reflexão e memória.

Divisão de Artes Cênicas recebe espetáculo do Grupo Andaime

Espetáculo Meu Nome é Legião

Uma nau dos insensatos? Um exército Brancaleone? Na verdade, um simples bando de loucos que rompe a casca do conforto e enfrenta o novo mundo do ódio virtual das redes sociais com a única arma possível: a arte. No espetáculo "Meu Nome é Legião", o grupo Andaime coloca no centro das reflexões a força do movimento coletivo e o alcance transformador da cultura. A montagem integra a programação do FILO 50+1 e será apresentada nesta segunda-feira (19), às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas da UEL (Avenida Celso Garcia Cid, 205)

O Grupo Andaime é composto por formandos de 2018 do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina e nesta montagem incorpora à leitura do cotidiano uma ferramenta imprescindível - a poesia. No universo da dramaturgia do corpo, técnica a que recorre o grupo, as palavras trazem à tona temas caros à atualidade: a política, questões de gênero e raça, a espiritualidade, a solidão, a medicalização da sensibilidade.

A montagem do Grupo Andaime parte de textos provocativos do desconforme Antonin Artaud e do filósofo Michel Serres, um dos poucos pensadores a abordarem profeticamente o destino digital do século 21. "Eu acho que fora deste lugar de nenhuma lei que é a Internet, haverá em breve uma nova lei, completamente diferente daquela que organizou nosso antigo espaço métrico", diz ele numa entrevista concedida poucos meses antes de sua morte, no último mês de junho, aos 88 anos.

No palco, esse retrato poético dos dias que nos consomem decalca uma estética visual urbana e industrial, inspirada pela street art. O ritmo do confronto é acompanhado pela batida obstinada da trilha que recorre à música eletrônica para dizer que a arte é sempre um farol. A força do individual extrapola quando se torna coletiva - e o seu nome é Legião.

Ingressos - Os ingressos para o FILO 2019 podem ser adquiridos pela internet no site www.diskingressos.com.br e também nos pontos de venda: Óticas Diniz (em horário comercial e também no Catuaí Shopping e Norte Shopping) e Empório Amadeus (Mercadão da Prochet - Avenida Harry Prochet, 305 - Box 95 - Terça a sexta, das 12h às 22h, sábado, das 10 às 20h, domingo, das 10h às 14h).

Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). O FILO concede os benefícios de meia-entrada estabelecidos por lei e também dá descontos a clientes e empregados das empresas patrocinadoras. Basta apresentar um documento comprobatório.

O FILO 2019 é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac, apoio do Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Londrina/Secretaria Municipal de Cultura e da Associação Médica de Londrina.

Serviço

Festival Internacional de Londrina - FILO 2019.

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac. Apoio: Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM. Apoio institucional: Prefeitura de Londrina - Secretaria Municipal de Cultura e Associação Médica de Londrina. Realização: Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania

Mais informações FILO.

(Com informações e FOTOS da Assessoria de Comunicação FILO)


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br