Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

14/08/2019

Professor Appoloni abre 80º Ciclo de Seminários sobre Física Nuclear

Professor Carlos Roberto Appoloni resgatou trajetória do Ciclo

O professor Carlos Roberto Appoloni, do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE), proferiu nesta quarta-feira (14), no CCE, palestra de abertura do 80º Ciclo de Seminários de Física Nuclear Aplicada, que comemora este ano 40 anos de atividades ininterruptas, realizado pelo Laboratório de Física Nuclear Aplicada (LFNA).

Durante o evento, Appoloni, que fundou o Ciclo em 1977, ressaltou a importância e o pioneirismo das atividades ao longo dessa trajetória. Ele relembrou, por meio de fotos, as turmas de anos anteriores, que participaram dos Seminários. Hoje, segundo ele, os ex-participantes são profissionais que atuam como professores de universidades espalhadas pelo país. Além disso, o pesquisador reforçou a abrangência de aplicações interdisciplinares das pesquisas apresentadas em todos os anos.

Ainda segundo o professor, um dos objetivos do Ciclo é promover a divulgação científica em vários níveis da física nuclear aplicada. "Minha motivação foi realizar periodicamente uma atividade para os estudantes, de maneira que eles tivessem que estudar artigos científicos, aprender a destrinchar, discutir, ou mesmo organizar uma apresentação de trabalho", enfatiza.

Grupo formado por alunos e professores

O professor aproveitou a palestra para agradecer aos mais de 1.200 palestrantes locais, nacionais e internacionais que se apresentaram durante os Ciclos durante os 40 anos de atividades, além dos mais de 1.700 participantes, a maioria estudantes do curso de Física da UEL.

Carreira - Appoloni é professor e orientador na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Física da UEL desde 1976. Tem um legado de mais de 90 pessoas orientadas, sendo desde estudantes de Iniciação Cientifica (IC) até o pós-doutorado. Atua principalmente em temas como transmissão e espalhamento de raios gama, fluorescência de raios X, espectrometria gama, microtomografia com raios X e espectroscopia Raman.