Londrina, Sábado, 21 de Setembro de 2019 -  Busca

14/08/2019

População recebe orientações sobre economia doméstica e consumo consciente

Ação movimentou o Calçadão de Londrina

Alunos e professores do curso de Economia, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), promoveram o "EnTenda de Economia", nesta quarta-feira (14), no Calçadão do centro de Londrina. Em comemoração ao dia do Economista, 13 de agosto, a ação ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Economia do Paraná (COREN-PR) e ofereceu orientações aos pedestres sobre saúde financeira, com distribuição de cartilha sobre economia domésticas e consumo consciente.

Segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em maio, 89,7% das famílias paranaenses estão endividadas. O número é superior à média nacional, de 61,5%. Mesmo assim, o professor Jaques Dias, do Departamento de Economia da UEL, coordenador do evento em Londrina, afirma que houve uma desaceleração no número de novos endividados. "As pessoas estão mais atentas. Com o alto desemprego, mesmo quem tem emprego conhece alguém endividado e acaba tomando como exemplo para não contrair dívidas", considera.

Laercio Rodrigues é conselheiro do Corecon e contou a história do evento. "Foi uma ideia do Conselho Regional, e professores e alunos do curso de Economia colocaram em prática. Em seguida outras cidades do estado também receberam o evento. Uma das cidades participantes colocou uma tenda em uma edição e desde então, a partir da associação, o nome passou a ser EnTenda de Economia", lembra.

Stephany Rodrigues está desempregada há duas semanas e acumula uma dívida de R$500,00 no cartão de crédito, por isso está com o bloqueio no Serviço de Proteção do Crédito (SPC). Ela conta que a dívida se estende há anos, mas ainda não teve oportunidade como quitar. "Eu trabalhava no comércio e o dinheiro que recebia era suficiente apenas para pagar as contas", diz. Uma das dúvidas de Stephany era com relação à extinção da dívida no SPC. O caso da jovem é semelhante com 40% dos brasileiros endividados, que acumulam dívidas de até R$500.

Já Ruth Gomes tem uma situação bem diferente da maioria da população. Mesmo com salário de R$1.500,00 que recebe como porteira e zeladora de um condomínio, consegue economizar até R$300 por mês e tem controle sobre as contas desde muito cedo. "Nunca me endividei, eu ganhava R$900 e fazia uns bicos, então aprendi a viver com isso. Hoje ganho mais, mas negociei o aluguel para pagar menos e gasto o mesmo que antes", afirma.

Ela procurou a equipe do EnTENDA de Economia porque não sabe como investir o dinheiro que economiza e planeja acumular mais recursos. "Agora tem o saque de R$500 do FGTS, em dezembro tem o décimo terceiro e em maio recebo o PIS. Quero fazer algo bom com esse dinheiro", declara.

18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020