Londrina, Sábado, 21 de Setembro de 2019 -  Busca

14/08/2019

Cia. Do Tilojo abre Festival Internacional de Londrina, no Teatro Ouro Verde

(FOTO: Divulgação/Alécio Cézar)

A Cia. do Tijolo, de São Paulo, abre nesta quinta-feira, 15 de agosto, o Festival Internacional de Londrina (FILO), com o espetáculo "A Cabeça Gosta de Pensar, mas os Passos Tecem a Existência". A montagem, que o grupo paulistano preparou especialmente para a abertura do FILO 2019, será apresentada nesta quinta-feira, às 20h30, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), com reapresentação no mesmo horário e local, no dia 16 (sexta-feira).

O espetáculo de abertura é um show de texto e poesia em que atores e músicos da Cia. do Tijolo invocam personalidades marcantes do mundo das artes e das ideias para celebrar a amizade e o encontro, um pé na terra outro pé nas nuvens, um olho na realidade e outro na utopia: a construção coletiva de um ambiente em que seja possível conjugar liberdade e amor com inquietação e inconformismo.

Em seus 11 anos de fazer teatral, a companhia vem construindo uma linguagem bastante singular no teatro musical brasileiro, trabalhando a proximidade da poesia como forma de discurso, um discurso poético em que vivencias cotidianas se transformam em experiências humanas universais.

"A Cabeça Gosta de Pensar?" surge como um panorama cênico-musical em que o público é convidado a revisitar o repertório de espetáculos da companhia, como "Concerto de Ispinho e Fulô", inspirada na obra do poeta Patativa do Assaré, e também "Cantata para um Bastidor de Utopias", que tem como fonte a vida de outro poeta: Federico Garcia Lorca. Ambos poetas arraigados em suas terra e cronistas de seu tempo.

Os pensamentos e práticas do educador Paulo Freire, que foi homenageado pela companhia na montagem "Ledores do Breu", também iluminam o caminho proposto pelo espetáculo. Nessa espécie de ágora pública, a companhia ainda reverencia a escritora e teóloga feminista Ivone Gebara e o arcebispo Dom Helder Câmara, defensor de causas sociais e ferrenho opositor da ditadura militar brasileira, que foi retratado em "O Avesso do Claustro", última e celebrada montagem do Tijolo.

Com esse trabalho que a companhia traz para o FILO, seus integrantes evocam personagens reais, que com seus versos foram e ainda são capazes de fazer soprar ventos que animam a nossa capacidade de existir em liberdade e inventar novos mundos possíveis.

A Cabeça Gosta de Pensar, mas os Passos Tecem a Existência (Cia. do Tijolo)

Dias 15 e 16/08 (quinta e sexta-feira) - às 20h30. Local: Cine Teatro Ouro Verde Rua Maranhão, 85. Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Pela internet: www.diskingressos.com.br. Pontos de Vendas: Óticas Diniz e Empório Amadeus (Mercadão da Prochet - Avenida Harry Prochet, 305 - Box 95 - Terça a sexta, das 12 às 22 horas, sábado, das 10 às 20 horas, domingo, das 10 às 14 horas).

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac. Apoio: Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, La Comédie, Núcleo dos Festivais Internacionais das Artes Cênicas do Brasil, Editora Cobogó, Ciranda, Bella Vista, Rádio UEL FM. Apoio institucional: Associação Médica de Londrina. Realização: Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.

Mais informações FILO 2019.

(Com informações e FOTO da Assessoria de Imprensa do FILO).

18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020