Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 16 de Janeiro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
13/08/2019  

Projeto posiciona a Língua Inglesa como estratégia de internacionalização

Agência UEL

Projeto realizado em conjunto pela UEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Goldsmiths, University of London, investiga o papel da Língua Inglesa como meio de instrução e estratégia de internacionalização nas duas Universidades paranaenses. Financiado pelo Conselho Britânico e Fundação Araucária, o projeto, intitulado "Inglês como Meio de Instrução em duas instituições públicas de ensino superior sob a perspectiva de língua franca: política em prática", entra em fase final de análise dos dados coletados.

Para coleta de dados, a equipe de pesquisadores do projeto utilizou análise documental, questionários, grupos focais e entrevistas. Foram entrevistados 20 gestores, 14 estudantes de pós-graduação, 27 docentes e 43 participantes de workshops de validação das análises iniciais realizados nas duas Universidades.

Também foram realizadas observações de aulas, que foram ministradas na UEM, pois durante o primeiro semestre de 2019 somente a Instituição ofereceu disciplinas em inglês na pós-graduação. De acordo com os pesquisadores, embora com potencial de crescimento, as primeiras análises consideram que as iniciativas ainda são incipientes, especialmente em função do fomento de agências externas que proporcionam treinamento para docentes interessados.

A pesquisa foi coordenada pela professora sênior do programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Telma Gimenez, em conjunto com as professoras Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL, Luciana Calvo, da UEM, e Alessia Cogo, da Goldsmiths, University of London.

Telma Gimenez explica que, mesmo com algumas políticas para regulamentar o ensino por meio do inglês (EMI) na pós-graduação nas duas instituições, as atividades são impulsionadas principalmente pelos professores, que tiveram experiências anteriores no exterior. Em geral, eles desenvolveram pesquisas ou ministraram aulas em inglês, juntamente com outros profissionais estrangeiros.

Para avançar nas análises dos dados de entrevistas e grupos focais, Telma Gimenez e Michele El Kadri estiveram na Goldsmiths, no final do mês de junho. O relatório final do projeto deverá ser submetido ao Conselho Britânico ainda neste mês.


rodapé da notícia

  16h42 18/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM) - Parte 2
  16h41 18/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM) - Parte 1
  16h39 17/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 16/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h12 15/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h26 14/12/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br