Londrina, Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019 -  Busca

13/08/2019

Mostra reforça importância e função dos insetos no meio ambiente

Estande interativo: exemplares vivos e fixados de insetos

Pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL integram a programação científica do 16º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL), que foi aberto no último domingo (11), e segue até quinta-feira, dia 15, no Parque Ney Braga. Eles foram responsáveis pela Mostra de Insetos.

O estande interativo, que foi aberto para visitação somente ontem, segunda-feira (12). Os visitantes conheceram exemplares vivos e fixados de insetos, que representam grande biodiversidade existente na natureza. Segundo informações do professor João Zequi, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal, um dos coordenadores da mostra, a iniciativa trouxe grande diversidade de insetos, pertencentes aos Laboratórios de Entomologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Centro de Ciências da Saúde (CCA).

Foram divulgadas curiosidades e detalhes da formiga cortadeira, besouros de várias cores, além da importância das abelhas sem ferrão, fundamentais para a polinização. Existem atualmente mais de 1 milhão de espécies conhecidas de insetos, sendo que menos de 10% são consideradas pragas ou vetores de doenças.

Ainda conforme informou o professor, também foram distribuídos materiais informativos sobre a dengue, e o vetor Aedes aegypti, zika e chicungunha, visando a educação para a saúde. Ao todo, foram responsáveis pela ação no Parque Ney Braga, 15 alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia.

Alunos e professores da UEL

Sincobiol - Mais de 600 pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e exterior participam do Sincobiol. O tema da edição 2019 é "Controle biológico: da academia ao campo, rumo à sustentabilidade". Dividido em áreas temáticas, o Congresso divulga os avanços da área, considerando a comercialização dos métodos existentes, Biotecnologia e formulação de biopesticidas, controle biológico com predadores e parasitoides; controle biológico com entomopatógenos/microrganismos e controle biológico de doenças de plantas.

A programação traz ainda interações do controle biológico e outras táticas de manejo integrado de pragas e doenças, transformação de agentes de controle biológico e microbianos, controle biológico de insetos de importância médico-veterinária, controle biológico de vetores de doenças humanas e gargalos do uso de produtos biológicos no campo.

Mais informações no endereço SINCOBIOL. Ou pelo e-mail siconbiol2019@fbeventos.com.

15h48 Atividade de prevenção a afogamento atende estudantes de escolas municipais
  14h41 Professora da Universidade de Évora debate inclusão na Educação Infantil
  14h35 Funcionários da Sercomtel doam R$ 180 mil para Casa de Apoio do HU/UEL
  10h57 Professores pioneiros são homenageados durante abertura da Semana de Educação