Londrina, Sábado, 22 de Fevereiro de 2020 -  Busca

12/08/2019

Pró-reitorias e Sebec recebem 131 bolsistas de inclusão social

Bolsistas são do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social

Representantes da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) e do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) realizaram nesta segunda-feira (12), no Anfiteatro da Morfologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), reunião geral com os 131 estudantes bolsistas. Eles integram o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social - Pesquisa e Extensão Universitária 2019, da Fundação Araucária.

Os estudantes receberão bolsa no valor de R$ 400,00, com vigência de 12 meses, para realizar 20 horas semanais de atividades. São exigidos apresentação dos projetos em eventos obrigatórios, além da entrega de relatórios de acompanhamento, inclusive no final da vigência da bolsa.

Seleção - A seleção dos estudantes foi realizada a partir de critérios socioeconômicos. Segundo o diretor de pesquisa da PROPPG, professor Arthur Eumann Mesas, o Programa é fundamental para acolher estudantes que ingressaram no ensino superior pelo sistema de cotas. "A intenção é criar oportunidades para que esses estudantes possam se envolver em projetos de ensino, pesquisa e extensão, com foco em assuntos de interesse social", afirma.

Professor Paulo Liboni, diretor da PROEX, enfatiza que atividades extensionistas estão inteiramente relacionadas à inclusão. Segundo ele, a extensão faz parte do tripé da universidade, responsável por articular ações que atendem, e ao mesmo tempo transformam a sociedade. "Você aprende com o ensino, transforma com a extensão, e analisa a transformação por meio da pesquisa", acrescenta.

As 131 bolsas foram divididas entre as três Pró-reitorias acadêmicas. Portanto, 70 são de responsabilidade da PROPPG, com foco na Iniciação Científica, 34 delas ligadas à PROEX, para atendimento aos bolsistas de Iniciação Extensionista e 27 pela PROGRAD, direcionadas aos bolsistas que vão trabalhar com pesquisa e em ensino.

18h02 Atividades administrativas na UEL serão retomadas na quinta-feira (27)
  17h25 Edital divulga selecionados para Prova do Curso Especial Pré-Vestibular
  16h15 Oficina no CCB reforça combate ao mosquito da dengue no Campus
  14h51 UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE