Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

12/08/2019

Projeto Estação Londrina promove lançamento de livro

O projeto Estação Londrina vai promover na próxima sexta-feira (16), o lançamento em Londrina do livro "Anotações para o Leste", do cineasta Rodrigo Grota. A 16ª edição do projeto será realizada a partir das 19h30, na Sala de Espetáculos do Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52, Centro). A entrada é gratuita.

Em meio ao lançamento do livro será realizado um bate-papo com Rodrigo Grota com a mediação de Frederico Fernandes, coordenador do Estação Londrina, e professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

Editado pela Kinopus, a publicação e distribuição gratuita do livro integra uma série de atividades em torno do lançamento em circuito nacional do filme Leste Oeste. Com projeto gráfico do designer Pablo Blanco e edição do jornalista Felipe Melhado, o livro será distribuído gratuitamente nesta sexta no Sesc, assim como está sendo desde o dia 7 de agosto em algumas cidades que integram o circuito do filme.

O livro "Anotações para o leste" é composto por textos que o diretor e roteirista Rodrigo Grota escreveu entre 2011 e 2014 durante as fases de desenvolvimento e pré-produção do longa-metragem "Leste Oeste". A grande maioria desses textos não está presente no filme - eles foram criados, segundo o autor, "como uma espécie de aproximação indireta para sentir as paisagens e as personagens".

As fotos incluídas no livro são estudos visuais para o filme realizados pelo fotógrafo e diretor de fotografia Guilherme Gerais. Os desenhos apresentados no livro foram criados durante a pré-produção pelo diretor de arte José de Aguiar. Há também uma foto de still do filme de autoria de Elizeo Garcia Junior. Antes de Londrina, o filme já foi lançado e distribuído gratuitamente em Marília (dia 07), Curitiba (dia 08) e Goiânia (dia 09). Em breve devem ser realizados lançamentos em outras cidades.

Estação Londrina - Criado em 2016 sob a coordenação do professor e pesquisador Frederico Garcia Fernandes (Letras/UEL), Estação Londrina é um projeto de extensão da UEL, conta com recursos da CNPq, e tem como objetivos promover e discutir a produção cultural da cidade. De 2016 pra cá já foram realizados 15 encontros, discutindo temas relacionados à história, política, economia, literatura, cinema, fotografia, teatro, games e música de Londrina.

Entre os convidados, participaram do projeto os jornalistas Tony Hara, Patrícia Zanin, Felipe Melhado, e Fábio Cavazotti, os fotógrafos Saulo Haruo Ohara e Guilherme Gerais, o cineasta Caio Júlio Cesaro, o professor canadense Tamer Thabet, as escritoras Beatriz Bajo, Flavia Verceze, Samantha Abreu, Vi Karina, Maria Angélica Constantino e Vivian Campos, os escritores e jornalistas Domingos Pellegrini, Edson Maschio, José Maschio e Renato Forin Jr., os escritores Marcos Hidemi de Lima, Rogério Ivano e Vinícius Lima, além dos músicos André Siqueira, Ronald Costa, e do professor catalão Diego Giménez, entre outros nomes da cultura local. Em todas as edições do projeto a entrada é franca.

(Com informações da Assessoria do Evento).