Londrina, Sábado, 21 de Setembro de 2019 -  Busca

12/08/2019

Obra resgata história e dramaturgia de Bodas de Café, do grupo Proteu

Livro é editado pela EDUEL

A professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, Sonia Pascolati, lança no próximo dia 28 o livro Bodas de Café, que resgata a dramaturgia do grupo Proteu sobre a história de Londrina, resultado de uma produção coletiva e inovadora. A obra sai pela Editora da UEL (EDUEL), com tiragem inicial de 200 exemplares, e será lançada durante o Festival de Teatro de Londrina (FILO), a partir das 19 horas, no Ouro Verde. Nesse mesmo dia será apresentado o espetáculo Tango, que traz no elenco integrantes do Proteu.

Bodas de Café reuniu um elenco de 29 atores, com direção de Nitis Jacon, atriz, diretora e produtora, que foi vice-reitora da UEL de 1994 a 1998. Traz a história de Londrina, a partir da perspectiva do cidadão comum, como o trabalhador rural, o corretor de imóveis, a prostituta. O espetáculo marcou as comemorações do então 50 anos de Londrina, sendo apresentado ao público em dezembro de 1984, no Teatro Ouro Verde. A estreia ocorreu meses antes, em julho, na Casa de Cultura da UEL. Logo após o grupo seguiu para o Rio de Janeiro, onde se apresentou no projeto Mambembão, com grande repercussão. O espetáculo foi apresentado 88 vezes, entre 1983 e 1984.

O livro é resultado de pesquisa desenvolvida pela professora, considerando a trajetória do Proteu, grupo teatral vinculado à Casa de Cultura da UEL, que desenvolveu atividades entre 1978 e 1990. O espetáculo Bodas de Café foi primeiro texto produzido coletivamente pelo grupo. A pesquisadora considera um marco na trajetória do Proteu pela grande repercussão da peça, qualidade do texto e versatilidade cênica.

Ela acredita que o livro dá visibilidade a este trabalho, que também remonta à própria história da UEL, uma vez que o Proteu era academicamente ligado à Universidade, inicialmente como Projeto de Extensão e depois integrando a Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura.

Para realizar a pesquisa, Sonia fez um levantamento de documentos relacionados ao espetáculo como ficha técnica, historiografia, material manuscrito, além do próprio texto datiloscrito original. Esse texto foi submetido ao então Departamento de Polícia Federal, do Ministério da Justiça, para Classificação Etária e Certificado de Censura. Complementam a pesquisa 12 entrevistas com integrantes do Proteu, que participaram da montagem. O livro traz o texto original, um prefácio contextualizando o trabalho do grupo e um posfácio com uma análise mais técnica sobre o espetáculo e o grupo.

O livro tem preço de capa a R$ 50,00, mas durante o lançamento será comercializado a R$ 25,00. Além de Londrina, a obra também deverá ser lançada em Curitiba, durante o evento acadêmico do GT de Dramaturgia e Teatro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), que será realizado de 11 a 13 de setembro. Posteriormente haverá nova sessão de autógrafos no Letra e Ato, que será realizado em Campinas (SP), de 23 a 25 de outubro.

18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020