Londrina, Sábado, 22 de Fevereiro de 2020 -  Busca

12/08/2019

Livro traz resultados de parceria entre UEL e Instituto Estadual de Educação

O professor Rovilson José da Silva, do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), organizou o livro "Biblioteca escolar e extensão universitária" (Editora Abecin, 218 páginas). O lançamento apresenta os resultados das ações do projeto de extensão Formação do Mediador de Leitura da Rede Pública de Educação: de 2012 a 2017.

A obra está disponível online no endereço Biblioteca escolar e extensão universitária. O projeto mostra a readequação e revitalização da Biblioteca do Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL). Os gestores do IEEL procuraram auxílio na UEL para realizar essa reestruturação.

O espaço foi inicialmente criado em 1940, para a Escola de Professores de Londrina. "O livro retrata a trajetória de 5 anos de um projeto extensionista que envolveu tanto a comunidade interna quanto externa da Universidade", explicou Rovilson José da Silva. Participaram professores e estudantes do Departamentos de Educação, Departamento de Ciência da Informação e Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que consideram a Biblioteca escolares importantes para o desenvolvimento humano.

Segundo o professor, o espaço no IEEL foi revitalizado, com a organização do espaço e recadastramento do acervo. Também foram realizadas transformações nas formas pedagógicas de utilização da biblioteca, como a utilização para aulas. O livro também traz sugestão de um projeto arquitetônico, cedido à direção da escola, como proposta para futura reforma.

Além do professor Rovilson José da Silva (organizador), também são autores presentes no livro Adrielly Rocateli, Ana Carolina Saraiva Zamataro, Andréa Haddad Barbosa, Andreza Alves de Oliveira, Dagoberto Buim Arena, Edméia Maria de Lima, Felipe Martins Menck, Giovana Luppi Pezarini Ribeiro, Giovana Takahashi de Oliveira, Greice Ferreira da Silva, Isabella Khauam Maricatto, Kátia Silva Búfalo, Rovilson José da Silva, Rúbia Renata das Neves Gonzaga, Sueli Bortolin e Teba Silva Yllana.

18h02 Atividades administrativas na UEL serão retomadas na quinta-feira (27)
  17h25 Edital divulga selecionados para Prova do Curso Especial Pré-Vestibular
  16h15 Oficina no CCB reforça combate ao mosquito da dengue no Campus
  14h51 UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE