Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
09/08/2019  

Professor do MUT é selecionado para residência artística no Chile

Agência UEL

Alexandre Ficagna, professor do curso de Música da UEL

O professor Alexandre Ficagna, do Departamento de Música e Teatro, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), está entre os 12 selecionados da América Latina, que farão residência artística no Chile, no final deste mês, com o compositor italiano Luca Belcastro.

A residência é realização da Plataforma Cultural Internacional Germina.Cciones, coordenada por Belcastro, que promove o desenvolvimento de projetos de novas obras. Tem ênfase no trabalho conjunto e compartilhado, e o Programa Ibermúsicas, atualmente formado por treze países que financiam o Programa, sendo eles Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela; e pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

Segundo o professor Alexandre, a participação possibilita o enriquecimento cultural a partir da troca com compositores de várias nacionalidades, com diferentes propostas estéticas e faixas etárias distintas. "Contribui diretamente para o projeto de pesquisa que desenvolvo na UEL, o Botequim de música contemporânea: conversas e diálogos como parte do processo de criação". Segundo ele, a maneira como o Luca Belcastro conduz a residência é por meio da aplicação do Método para Processos Criativos Compartilhados, método desenvolvido pelo músico.

O Programa Ibermúsicas pretende fomentar a presença e o conhecimento da diversidade cultural ibero-americana no âmbito das artes musicais, aproximando estas a todos os setores sociais na região e alargando o mercado de trabalho dos profissionais do ramo. Além disso, tem a finalidade de intensificar a valorização na diversidade e riqueza cultural presente nas músicas ibero-americanas.

Durante a residência artística, os participantes têm a chance de elaborar composições, a partir de encontros sob orientações de artistas convidados. A programação, ao longo de duas semanas de atividades, conta com ateliê de criação compartilhada e encontros com diversos músicos.


rodapé da notícia

  13h36 23/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h36 22/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h17 21/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h28 20/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  09h09 17/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br