Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca

07/08/2019

Inovatec.CCE aproxima academia e iniciativa privada

Mais de 20 pesquisadores do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL se inscreveram para participar do Evento de Inovação, Ciência e Tecnologia do CCE, chamado de Inovatec.CCE - que será realizado no próximo dia 22 de agosto, no Auditório Cyro Grossi, no Campus Universitário. O objetivo é apresentar a produção dos Departamentos de Estatística, Bioquímica e Biotecnologia, Computação, Física, Geociências, Matemática e Química.

A proposta é que os pesquisadores façam apresentações orais no formato Pich, linguagem utilizada em eventos de empreendedorismo para difundir ideias para investidores, sócios ou parceiros. A programação terá início às 8h45, com palestra do executivo César Belinati, da Angelus Produtos Odontológicos, empresa fundada em Londrina em 1994, com foco em ciência e tecnologia.

Segundo o vice-diretor do CCE, professor Alan Salvani Felinto, o Inovatec.CCE pretende derrubar barreiras e aproximar pesquisadores da iniciativa privada, com vistas a um cenário de inovação e oportunidades. Ele explica que o evento tem como parceiros a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) e Reitoria da UEL, além do Sebrae Londrina. A expectativa é atrair empresários dos setores de Química e Materiais, Cosméticos, Agronegócio e Saúde para conferir as apresentações com foco em resultados concretos como pesquisas aplicadas, consultorias ou palestras.

Organizadores do Inovatec.CCE, Cesar Tischer e Alan Salvani Felinto, professores do Centro de Ciências Exatas

Parcerias - O Inovatec.CCE é resultado de um esforço de vários professores do Centro, que entendem a necessidade e a importância de uma aproximação entre a pesquisa desenvolvida na UEL com o setor produtivo. Segundo o professor Cesar Tischer, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, o evento pretende quebrar um paradigma que separa esses dois mundos. "Entendemos que é necessário falarmos uma linguagem comum", defende ele.

Com experiência no exterior, o professor afirma que Estados Unidos, Canadá e países europeus já colhem benefícios de uma proximidade entre a academia e as empresas, bem diferente do cenário do Brasil, onde o grosso da pesquisa é financiado pelo setor público. Ele explica que a UEL pode desenvolver pesquisas, que serão posteriormente transformadas em royalties, beneficiando a sociedade.

O vice-diretor do CCE complementa que são vários os modelos que podem amparar a pesquisa realizada dentro da Universidade e ser compartilhada com a iniciativa privada, com foco na criação de um novo produto ou serviço. Hoje a UEL mantém o Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), devidamente legalizado que pode auxiliar esta parceria. Outra ferramenta importante é a própria Aintec, especializada no desenvolvimento tecnológico e que pode dar apoio para que empresas e pesquisadores desenvolvam projetos conjuntos.

No último dia 1º, professores do CCE participaram de um treinamento com a jornalista Bruna Ferrari, ex-gerente da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Aintec da UEL, sobre apresentação de projetos em formato de Pitch. O curso foi considerado como pré-evento para que os professores reúnam condições de subsidiar as apresentações em um formato mais chamativo, resumido, sem prejuízo do conteúdo e, ao mesmo tempo, enaltecendo os impactos que podem gerar para a sociedade.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço Inovatec.CCE.

Programação Inovatec.CCE, dia 22 de agosto

8:45/9:00 - Abertura do Evento;

9/10 horas Palestra: Case de Pesquisa e Inovação na Indústria.

10:00/10:30 - Intervalo.

10:30/12:00 - Palestra: Ecossistema de inovação. Tarde: Rodada de Oportunidades.

14:00/14:10 - Abertura das apresentações.

14:10/15:30 - Apresentações Orais (Pitch) dos Pesquisadores.

15:30/16:00 - Intervalo.

16:00/16:20 - Palestra Informativa: AINTEC e formatos de colaboração.

16:20/17:40 - Apresentações Orais (Pitch) dos Pesquisadores.

17:40/18:00 - Considerações finais e encerramento.

16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)