Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca

06/08/2019

Museu Histórico de Londrina recebe exposição Lobatiando até dia 18

Fica aberta até o próximo 18 de agosto, no Museu Histórico de Londrina, a exposição de arte Lobatiando. A exposição explora diversos aspectos da obra do escritor brasileiro Monteiro Lobato, justamente no ano em que a obra do escritor entra em domínio público. Além da Exposição, a iniciativa também traz Contação de Histórias, no próximo dia 14, às 14h30, com Gilza Santos.

As idealizadoras da Exposição Lobatiando são as irmãs Patrícia Maia e Renata Maia, ambas artistas plásticas que já trabalham com o público infantil. A curadoria é da professora Sueli Bortolin, do Departamento de Ciência da Informação, do CECA, e participação do artista Paulo Tio.

De acordo com Patrícia Maia, o objetivo da exposição é resgatar o gosto pela literatura brasileira. "Quando se pensa em literatura infantil brasileira, a primeira ideia que vem é Monteiro Lobato. Ele foi quem impulsionou nossa literatura infantil e influenciou outros grandes escritores, como Ana Maria Machado", explica.

Segundo as organizadoras, a exposição traz personagens e elementos que normalmente não são evidentes em produções televisivas, que abordam a obra de Lobato. Portanto, a ideia é despertar curiosidade em quem já conhece e principalmente em quem não conhece o trabalho do escritor.

Além de contação de histórias, o público também poderá apreciar cerca de trezentas cartas escritas por crianças do projeto Palavras Andantes à Monteiro Lobato e aos personagens criados por ele. O Palavras Andantes funciona em escolas municipais de Londrina desde 2002. É focado no estímulo à leitura, incentivo ao empréstimo de livros, formação de professores e organização pedagógica das bibliotecas escolares.

Apesar de trabalharem com o universo infantil, as irmãs reforçam que a exposição de arte é para o público em geral. Além disso, elas esperam que as pessoas entrem na exposição e descubram coisas novas sobre o universo de Monteiro Lobato. "Não há como prever ou direcionar o olhar do público, mas o importante é provocar de alguma forma a curiosidade ou encantamento", diz.

Serviço

A exposição Lobatiando fica aberta ao público até 18 de agosto no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900 - Centro). Mais informações pelo telefone (43) 3323-0082.

(Com informações do Museu Histórico de Londrina).

14h14 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)