Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

05/08/2019

OSUEL faz Concerto da Temporada Ouro Verde

A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) apresenta na sexta-feira (9), às 20h30, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, o 5º Concerto da Temporada Ouro Verde 2019, com regência do Maestro Alessandro Sangiorgi. O programa abrangerá períodos diversificados da história da música, portanto, do Barroco até o início do Século XX, a partir de uma crescente instrumental.

De Jean-Philippe Rameau (1683-1764) a obra escolhida é a delicada e sublime Entrada de Polymnie, que faz parte da Ópera Les Boréades, última tragédia lírica do compositor, cuja estreia só ocorreu anos após seu falecimento. Polymnie é uma das nove musas da mitologia grega, filha de Zeus e Mnemósine. Ela é considerada a musa da poesia lírica ou sagrada, além da meditação e agricultura.

Passando pelo Classicismo, a segunda obra do programa traz a Sinfonia nº 40 em Sol menor de Mozart (1756-1791), que talvez seja uma das sinfonias mais conhecidas de todo o mundo. Tem versões pop na década de 70. É uma Sinfonia que incorpora um misto de graça e leveza, ao mesmo tempo em que possui um tom trágico, emocional e profundo.

A escolha da tonalidade reflete esta intenção: de todas as sinfonias de Mozart, somente as de nº 40 e nº 25 são escritas em tonalidade menor. Conhecida também como "A Grande Sinfonia em Sol menor", ela faz parte de um período excepcionalmente produtivo, o verão de 1788, em que Mozart compôs também - em apenas seis semanas - outras duas sinfonias.

Dando um salto na cronologia, o programa parte para o início do Século XX, com duas obras de estilos bem diferentes. Do compositor nacionalista espanhol, Manuel de Falla (1876-1946), será apresentada a Suíte nº 1 do Ballet El Sobrero de Tres Picos.

O Ballet, baseado exclusivamente na música folclórica flamenca, inspirado no livro homônimo do escritor realista Pedro Antonio de Alarcón, foi composto a pedido de Serguei Diaghilev, produtor artístico russo, diretor e fundador do famoso Ballets Russes, teve sua estreia há exatos 100 anos, com figurinos de Picasso e coreografia de Léonide Massine.

Por fim, do compositor austro-húngaro Franz Lehár (1870-1948), a OSUEL interpretará a Abertura da Ópera "A Viúva Alegre". A opereta, que mescla música e teatro de temas cômicos, teve sua estreia em Viena (Áustria), no ano de 1905, com grande sucesso, pois a público entendeu que seu texto parodiava a incipiente política dos Bálcãs, à época. Lehár ganhou fama mundial, descobrindo um estilo próprio com "A Viúva Alegre", que "oscila do sentimentalismo popular ao embalo mundano de animadas valsas e ousadas marchas" (R. Seyfarth). O sucesso da opereta foi tamanho que décadas mais tarde ganhou versões para o teatro e cinema.

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL - 5º Concerto da Temporada Ouro Verde 2019.

Data: 09 de agosto, sexta-feira, às 20h30.

Local: Teatro Universitário Ouro Verde. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Ingressos à venda no Teatro Ouro Verde, dias 5, 6 e 7, das 14 às 18 horas, e dias 8 e 9, das 14 às 20 horas.

(Com informações da Casa de Cultura).