Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

02/08/2019

Vestibular UEL 2020: inscrições começam segunda-feira (5)

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre na segunda-feira (5), a partir das 17 horas, as inscrições do Vestibular 2020. Os 53 cursos de graduação, entre turnos e habilitações, ofertam o total de 3.145 vagas, sendo 2.559 por meio do Vestibular e outras 586 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

As inscrições ficarão abertas até 6 de setembro, somente online, no endereço da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) - Vestibular 2020. O valor do preço público da inscrição do Vestibular é de R$ 153,00. Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário para pagamento.

Provas - A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), responsável pelo planejamento e elaboração das provas dos Vestibulares da UEL, já disponibilizou as datas das provas. A 1ª fase em 20 de outubro e a 2ª fase, dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com aplicação das provas em três cidades, além de Londrina, Curitiba e Cascavel.

Antes da 1ª fase, a prova a ser aplicada será a Prova de Habilidades Específicas para o curso de Música. Os candidatos farão a prova dia 29 de setembro, das 8 às 11 horas, e das 14 às 18 horas. O cartão de inscrição do candidato será disponibilizado em 23 de setembro, às 17 horas, no site da Cops.

A 1ª fase do Vestibular 2020 (Prova de Conhecimentos Gerais) será aplicada dia 20 de outubro, às 14 horas. A Prova de Conhecimentos Gerais traz 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

O cartão de inscrição da 1ª fase sai dia 11 de outubro, às 17 horas, também no site da COPS. O resultado será divulgado dia 8 de novembro, às 17 horas, no site da COPS.

Já a 2ª fase está marcada para os dias 1º, 2 e 3 de dezembro. No dia 1º (Prova de Línguas, Literaturas e Redação) - 20 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Dia 2, a partir das 14 horas, será aplicada Prova de Conhecimentos Específicos - 12 questões discursivas distribuídas entre três disciplinas, conforme opção do candidato.

As Provas de Habilidades Específicas (PHE) serão aplicadas em 3 de dezembro para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

Novos cursos - A oferta de dois novos cursos de graduação é a novidade do Vestibular 2020. São os cursos de Biotecnologia e Nutrição. O primeiro terá duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas, oferecendo 20 vagas inicialmente.

Já o curso de Nutrição terá período integral, totalizando carga horária de 3.495 horas. A expectativa é atender inicialmente 40 alunos em sua primeira turma, suprindo a necessidade da região, que não contava com nenhum curso do gênero oferecido pelo sistema público.

Manual do Candidato - O Manual do Candidato já está disponível para consulta no site da Cops. Ele pode ser consultado no endereço Manual do Candidato.

Segundo a professora Sandra Garcia, da COPS, os estudantes devem se atentar às informações disponibilizadas no Manual do Candidato, que traz todos os detalhes sobre o concurso. Ela recomenda que os estudantes façam a escolha do curso com calma, considerando a vocação e as matérias específicas cobradas na 2ª fase. Ela explicou que as provas estão sendo finalizadas seguindo a característica do Vestibular da UEL, que procura cobrar um conhecimento interdisciplinar, ou seja, a capacidade de relacionar o conhecimento.

"Nossa prova nunca é fragmentada", comenta a professora, acrescentando que esta característica estará presente já na 1ª fase que será realizada em 20 de outubro, com 60 questões objetivas. Sobre a 2ª etapa, a professora Sandra explica que as provas serão discursivas para que os candidatos possam expressar de forma mais intensa o conteúdo do Ensino Médio.