Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 24 de Maio de 2022 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
30/07/2019  

Estudantes de Ciências Contábeis têm artigo premiado em Congresso da USP

Agência UEL

Alunos e professores durante cerimônia de premiação(FOTO: Divulgação)

Um grupo de estudantes do 4º ano do curso de Ciências Contábeis, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), ganhou o Prêmio de Melhor Artigo, na categoria Contabilidade Financeira, durante o 16º Congresso da Universidade de São Paulo (USP) de Iniciação Científica em Contabilidade. Reconhecido como um dos mais tradicionais na área contábil brasileira, o Congresso foi realizado na última semana, entre os dias 24 e 26 de julho, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP).

Foram aprovados o total de 25 trabalhos na área de Contabilidade Financeira - nível Iniciação Científica. Deste total, três foram indicados para concorrer ao prêmio, entre eles o trabalho elaborado pelos estudantes da UEL, que conquistaram o primeiro lugar da premiação.

O artigo tem como título "Determinantes do Disclosure dos Ativos Biológicos: Uma Análise das Empresas de Capital Aberto da Argentina e do Brasil". O artigo foi elaborado pelos estudantes Robson Batista da Silva, Leticia de Mari Meneguim e Thaila Nikaele Farias Martins. Teve orientação e colaboração dos professores Vitor Hideo Nasu e Daniel Ramos Nogueira, do Departamento de Ciências Contábeis.

De acordo com o professor Daniel, o trabalho analisou quais os fatores que explicavam o nível de divulgação das informações sobre os ativos biológicos - plantações, animais, entre outros, pelas empresas brasileiras e argentinas. Segundo ele, os resultados indicaram que a representatividade dos valores investidos em ativos biológicos, diante do total de investimentos (ativo) da empresa foi o único fator significativo.

Assim, tanto empresas brasileiras como argentinas que investem maiores quantias de recursos em ativos biológicos tendem a fornecer mais informações ao mercado sobre este tipo de ativo. O trabalho indica também que não se atingiu o nível máximo de divulgação pelas empresas, comparado ao que é sugerido pelas normas internacionais de contabilidade, evidenciando que ainda há possibilidade de aumento no nível de disclosure. O disclosure é o processo de repasse de informações financeiras de uma empresa, visando a transparência.


rodapé da notícia

  13h35 24/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h36 23/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h04 20/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h34 19/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h22 18/05/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br