Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

25/07/2019

Abertas inscrições da 9ª Maratona Fotográfica Clic o Seu Amor por Londrina

Estão abertas as inscrições para a 9ª Maratona Fotográfica "Clic o Seu Amor por Londrina". Interessados podem se inscrever até 17 de agosto, presencialmente, na Foto Célula Digital, localizada na Avenida Higienópolis, 1.056. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e dá direito a três ampliações coloridas, de tamanho 30 x 40 cm. O resultado será publicado em 4 de setembro no endereço Clic Seu Amor Por Londrina.

Cada participante deverá escolher três fotografias, sendo duas registradas no período de 1º de setembro de 2017 a 18 de agosto de 2019, sobre transformações paisagísticas de Londrina, cenas rurais e noturnas, ruas comuns do centro da cidade e cenas do cotidiano. A terceira foto deverá, obrigatoriamente, ser registrada no dia 18 de agosto, durante "desafio dos maratonistas".

Esta é a grande novidade da 9ª Maratona Fotográfica, de acordo com o organizador da Maratona, professor Paulo Boni, do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). O desafio consiste em um encontro dos maratonistas, que serão desafiados a fotografar um ponto turístico ou de interesse histórico de Londrina. A ação será proposta durante café da manhã, marcado para às 7 horas, do dia 18 de agosto, na Vectra Store, localizada na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.225.

Esta edição marca ainda o final do projeto "A história de Londrina contada por imagem", que ao longo de 20 anos, de 2001 a 2020, reúne fotografias sobre as transformações urbanas e rurais de Londrina. Paulo Boni conta que será realizada no próximo ano uma grande exposição com as centenas de fotografias sobre Londrina, como uma forma de documentar transformação da cidade. Na ocasião, também será lançado um livro sobre a história das maratonas e demais imagens produzidas durante as edições.

Professor Paulo Boni, do Departamento de Comunicação

Nestes anos de Maratona, Boni destaca dois pontos que foram mais observados. "Um deles é a multiplicidade de olhares. São cerca de 200 pontos de vistas e encontramos várias surpresas maravilhosas. Outro é a riqueza das transformações, das mudanças nos últimos anos na cidade, que dão um caráter documental para as fotos", afirma. Ele considera ainda que a participação na Maratona é "uma forma de declarar o amor por Londrina" e de ter a cidade como um "lugar de pertencimento".

Premiação - De acordo com Paulo Boni, este ano a premiação é maior, em relação aos outros anos, para os três primeiros colocados. O primeiro lugar receberá o valor de R$ 4.000, o segundo R$ 2.500 e o terceiro colocado R$ 1.500. Ao todo serão selecionadas por uma comissão julgadora 100 fotografias. Elas farão parte da 9ª Exposição Fotográfica Clic o Seu Amor por Londrina, que será aberta às 20 horas, dia 6 de dezembro, na Vectra Store. As fotos ficarão expostas até março de 2020.

Além disso, 26 fotografias farão parte dos calendários de mesa 2020 e 2021 do Curso de Especialização em Fotografia, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Realização - A 9ª Maratona Fotográfica Clic o Seu amor por Londrina é uma realização do curso de Especialização em Fotografia da UEL, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), com apoio da Foto Célula, Folha de Londrina, Midiograf e TV Tarobá, além do patrocínio da Construtora Vectra.

Mais informações sobre o regulamento e dicas sobre fotografia estão disponíveis no site Clic Seu Amor Por Londrina.